Dentista na Mooca

Horário das 8h as 18h

(Segunda à Sexta)

Higiene oral e gravidade da COVID-19 - A conexão

Higiene oral e gravidade da COVID-19 – A conexão

Segundo a matéria publicada no site News Medical Life Sciences, pesquisadores britânicos descobriram uma ligação entre a má higiene oral e a gravidade da doença COVID-19 causada pela infecção por síndrome respiratória aguda grave por coronavírus 2 (SARS-CoV-2).

O estudo intitulado: “Could there be a link between oral hygiene and the severity of SARS-CoV-2 infections?” (“Pode haver uma ligação entre a higiene oral e a gravidade das infecções por SARS-CoV-2?”), foi publicado na edição da revista British Dental Journal .

Higiene oral e COVID-19

Este estudo explorou as complicações do COVID-19 observadas nos pacientes com problemas de saúde bucal e doença periodontal. A microbiota da boca foi explorada e sua conexão com o resultado COVID-19 foi analisada.

Os autores do estudo escreveram que, durante a infecção pulmonar, existe o risco de aspirar as secreções orais para os pulmões, o que pode causar infecção. Algumas das bactérias presentes na boca que podem causar essas infecções incluem “Porphyromonas gingivalis, Fusobacterium nucleatum, Prevotella intermedia”, escreveram eles. Eles explicaram que a doença periodontal é uma das causas mais comuns de bactérias nocivas na boca. Essas bactérias levam à formação de citocinas, ou seja, proteínas que regulam a resposta imunológica, que podem ser detectadas na saliva e atingir os pulmões levando à infecção pulmonar.

Resultados do estudo:

Segundo o artigo: “Uma boa higiene oral foi reconhecida como um meio de prevenir infecções das vias aéreas em pacientes, especialmente naqueles com mais de 70 anos”. Pacientes com doença periodontal tem um risco aumentado em 25% de doenças cardíacas, três vezes mais risco de contrair diabetes e 20% maior risco de desenvolver um quadro hipertensivo, escreveram os pesquisadores. Todos esses são fatores de risco de COVID-19 grave, escreveram eles.

Conclusão:

Os autores observaram que a microbiota bucal e COVID-19 podem estar ligados. Os quatro fatores de risco essenciais para COVID-19 grave, diabetes, hipertensão, doenças cardíacas e obesidade, também estão associados à má higiene oral, escreveram eles. Eles recomendam “a higiene oral seja mantida e se possível melhorada, durante uma infecção por SARS-CoV-2, a fim de reduzir a carga bacteriana bucal e o risco potencial de infecção bacteriana elevada”. Essas precauções são particularmente importantes para aqueles com diabetes, hipertensão, doença cardíaca.

Referência da matéria: News Medical

Siga-nos nas redes sociais:
Facebook
Instagram
Youtube

Artigos Relacionados: