Aerossóis

Aerossóis para procedimentos odontológicos e COVID-19

Segundo a revista The Lancet os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos listaram os aerossóis ou gotículas relacionados ao atendimento odontológico como de alto risco com base na equivalência presumida desses aerossóis àqueles que podem ocorrer durante procedimentos médicos. No ambiente odontológico, o risco de transmissão pode estar relacionado principalmente ao tratamento de pacientes assintomáticos e minimamente sintomáticos.

Aerossóis e gotas são gerados durante procedimentos odontológicos como resultado da irrigação com água para resfriamento do local dentário ou cirúrgico. Embora não haja evidências de que os aerossóis gerados a partir de cuidados odontológicos levem à transmissão do coronavírus (SARS-CoV-2), as diretrizes foram recomendadas devido à urgência da epidemia. Normalmente, quanto maior a ameaça iminente à saúde pública, menores são os padrões de evidência na orientação inicial. Várias questões precisam ser abordadas para desenvolver e refinar futuras orientações para o controle de infecção no ambiente odontológico.

Em primeiro lugar, os aerossóis dentários são equivalentes aos induzidos durante a anestesia ou procedimentos traqueais e nasofaríngeos? O aerossol gerado por odontologia é devido à água ou spray de ar, que diluiria substancialmente qualquer potencial presença viral, ao contrário da anestesia e dos procedimentos das vias aéreas superiores, nos quais a irrigação com água não é usada e ocorre a manipulação das vias aéreas. Além disso, o tratamento dentário inclui o uso rotineiro de evacuação de alto volume, o que reduz o aerossol na fonte, e a carga viral potencial pode ser ainda mais reduzida se um dique de borracha dental estiver no lugar isolando a dentição.

Em segundo lugar, os aerossóis – especificamente os aerossóis dentários – contêm vírus potencialmente infecciosos? Os testes até o momento têm se concentrado na PCR e, mesmo quando positivos, a cultura viral é necessária para confirmar o potencial de infecção, conforme mostrado em investigações de outros locais do corpo.

Terceiro, que evidência há de disseminação de doenças infecciosas respiratórias no tratamento odontológico com as precauções padrão atuais em vigor? Antes da pandemia de COVID-19, os provedores de odontologia usavam máscaras, luvas e óculos de proteção em cuidados de rotina, particularmente em procedimentos com produção de aerossol odontológico. A orientação do CDC sugeriu que o SARS-CoV-2 se espalha de pessoa para pessoa, e a propagação via contato com superfícies não é a principal forma de transmissão do vírus. Além disso, as estimativas de risco de aerossóis e contaminação de superfície devem ser baseadas na recuperação de vírions viáveis, não apenas em testes de PCR.

Finalmente, os profissionais de saúde bucal correm maior risco de infecção por SARS-CoV-2? Os dados dos provedores de odontologia serão coletados ao longo do tempo, permitindo que a incidência de infecção entre os provedores de odontologia seja comparada à incidência de infecção na comunidade. Até o momento, não há grupos relatados de doenças respiratórias transmitidas, incluindo coronavírus da síndrome respiratória aguda grave e SARS-CoV-2, em provedores de serviços odontológicos ou pacientes em um ambiente odontológico.

Outras dúvidas, sobre “Aerossóis para procedimentos odontológicos e COVID-19” nos contatem para mais informações.