Dentista na Mooca

Horário das 8h as 18h

(Segunda à Sexta)

Extrair dente

Posso extrair dente durante a pandemia?

A pandemia mundial de Covid-19, decretada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), alterou a rotina da população mundial. Agora evitamos aglomerações e redobramos cuidados com a higiene pessoal.

Nesse contexto, é importante ressaltar que as pessoas devem ficar ainda mais atentas aos cuidados com a saúde bucal. Porém, situações de urgência podem ocorrer como, por exemplo, inchaço, abscesso dentário ou dores terríveis. Após avaliação do profissional, talvez seja necessário extrair o dente.

Respondendo a pergunta: Durante a pandemia posso extrair dente?

O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) possui uma lista completa de condições consideradas emergências/urgências odontológicas.

É classificado como emergência odontológica os atendimentos que podem expor o paciente a situações com potencial risco de morte como, por exemplo, infecções bacterianas difusas, com aumento de volume (edema) de localização intra-oral ou extra-oral, e potencial risco de comprometimento da via aérea dos pacientes.

São classificados como urgências as situações que determinam prioridade para o atendimento odontológico, porém não expõe o paciente ao potencial risco de morrer: fratura de dente, resultando em dor ou causando trauma do tecido mole bucal e trauma dentário com extração o amolecimento do dente.

Em situações como as citadas acima o profissional deve levar em consideração não somente fatores locais, mas também fatores sistêmicos para adotar a melhor conduta, dentre elas extrair o dente.

É claro que acidentes acontecem, no entanto enquanto pacientes, podemos fazer a nossa parte fazendo o possível para minimizar a possibilidade de urgências:

– Evite mastigar alimentos duros que podem quebrar os dentes.
– Por exemplo, grãos de pipoca não estourados e caroços de azeitona estão entre os principais responsáveis pela fratura de dentes.
– Procure evitar esses tipos de alimentos e ao mastigar alimentos duros utilize os dois lados da boca, evitando sobrecarregar determinados dentes.
– Jamais utilize os dentes para abrir ou morder objetos.
– Cada parte do corpo tem sua função principal.
– Por isso, quando colocamos a boca para mastigar objetos ou abri-los, é comum acontecer acidentes.
– Há grande chance de quebrar os dentes ao abrir objetos com eles, além de desgastar o seu esmalte.
– Já no caso de morder objetos pode causar um desgaste irregular, além do risco de machucar a gengiva ou os lábios.
– Evite utilizar os dentes como “ferramentas” para abrir embalagens.
– Em caso de dor incontrolável, ligue para o seu dentista, assim sua dúvida poderá ser atendida e com certeza o profissional vai lhe orientar sobre quais tratamentos odontológicos você poderá fazer durante a pandemia.
– E lembre-se – faça a sua parte para se proteger contra emergências odontológicas.

Outras dúvidas, sobre tratamento odontológico nos contatem para mais informações.

Agende sua consulta via WhatsApp: (11) 97755-6501
Ligue para nós: (11) 2272-5449

Artigos Relacionados:

Agendar Consulta