Diabetes e Saúde Bucal

Diabetes e Saúde Bucal – Esse é um problema de mão dupla: o diabetes pode influenciar na saúde da boca, assim como as doenças da cavidade oral podem prejudicar o controle da glicemia.

As inflamações e infecções bucais podem dificultar o controle do diabetes, por estarem ligadas ao controle metabólico de modo bidirecional, influenciando e sofrendo influência do diabetes.

A Sociedade Brasileira de Diabetes estima que aproximadamente 12 milhões de pessoas tenham diabetes no Brasil, ou seja quase 6% da população brasileira – esse número é ainda mais preocupante porque em se tratando de uma doença silenciosa, muitos pacientes ainda não tem o diagnóstico para diabetes.

As principais manifestações bucais no caso dos diabéticos são:

Gengivite: é o estágio inicial da doença periodontal, as principais características da gengivite são: gengivas avermelhadas, inflamadas, inchadas ou flácidas, apresentam sangramento durante a escovação ou o uso do fio dental.
Periodontite: é uma gengivite não tratada que evolui e destrói as estruturas que envolvem e sustentam os dentes, ou seja gengiva, osso e raiz dental.
Halitose: o mau hálito é muito comum no diabético descontrolado, pode apresentar odor semelhante ao cheiro de maçã podre, chamado hálito cetônico. Além disso, higiene bucal inadequada, sangramento gengival, cigarro, produtos alcoólicos e boca seca contribuem para halitose.
Xerostomia: mais conhecida como boca seca a xerostomia é um sintoma associado, ou não, à baixa ou nenhuma produção de saliva pelas glândulas salivares; na maioria das vezes associados ao diabetes.

Segue algumas sugestões para manter a saúde bucal:

– Faça uma avaliação com o seu dentista de 6 em 6 meses.
Informe ao seu dentista que você é diabético e as medicações que utiliza.

– Procedimentos preventivos como a adequação de meio bucal, devem ser realizados o quanto antes, a prevenção bucal é fundamental para o controle da glicemia.

– Os procedimentos que exigirem cirurgia na gengiva devem ser acompanhados de monitorização glicêmica rigorosa e se possível, devem ser adiados até o bom controle do diabetes.

– Priorize sempre a escovação na sua rotina diária e visitas regulares ao dentista! A prevenção irá contribuir para sua saúde oral, além de garantir um sorriso lindo e saudável.

Outras dúvidas, nos contatem para mais informações.