Dentista na Mooca

Horário das 8h as 18h

(Segunda à Sexta)

Cirurgia Guiada

Cirurgia Guiada Implantodontia

A busca pela otimização das técnicas cirúrgicas, o avanço das tomografias computadorizadas e a consolidação das técnicas de prototipagem, culminaram com o desenvolvimento de uma nova filosofia de reabilitação com implantes: a cirurgia guiada.

O que é cirurgia guiada?

É um método minimamente invasivo de implantes dentários indicado tanto para os desdentados parciais quando para os totais. Como consequência, o sangramento e o uso de medicamentos no pós-operatório são muito menores.
A cirurgia guiada conta com alto nível de previsibilidade porque todo o planejamento é feito com base em exames minuciosos. Imagens tomográficas, scaneamento dos arcos dentais, guias cirúrgicos e exame físico são fundamentais antes do procedimento.

A partir desses exames é feito um planejamento no software da estrutura óssea do paciente e das angulações das implantações. Na sequência um guia cirúrgico em acrílico, estável e rígido é confeccionado servindo de gabarito para posicionamento dos implantes no ato cirúrgico.

Como a cirurgia guiada é feita?

Clique AQUI e assista o vídeo

Primeiramente, o profissional responsável planeja todo o procedimento em um modelo virtual 3D. Ele é feito com base em uma tomografia computadorizada da arcada dentária do paciente. Todas as imagens são enviadas para um software, que indica onde cada implante deve ser colocado. Ele permite que o profissional visualize, ao mesmo tempo, três planos espaciais das estruturas ósseas e dentais que serão reabilitados.

Nesse mesmo software, o especialista começa a realizar o procedimento virtualmente e decide o local de inserção e qual o grau de inclinação de cada implante. Essa planejamento reverso diminui o tempo cirúrgico em até 50%.

Depois da simulação, confecciona-se um guia cirúrgico com base na arcada dentária do paciente e na simulação feita pelo computador. Ele conta com cilindros que limitam a profundidade e mantêm a orientação na instalação dos implantes com precisão.

Planejamento Reverso:

O planejamento reverso é outra técnica intrinsecamente ligada à cirurgia guiada. Com o objetivo de proporcionar a melhor reabilitação do paciente, ela permite que o tratamento seja muito mais previsível porque planeja a reabilitação protética antes mesmo de se pensar nos implantes. Além disso, também visa ao melhor resultado estético e funcional.

Artigos Relacionados:

Agendar Consulta