Saúde Bucal e Doenças Cardíacas

Na boca se encontram muitas bactérias que se fixam na superfície dos dentes, formando o biofilme e posteriormente o tártaro. Assim, os perigos à saúde de quem não tem o hábito de cuidar da higiene bucal aumentam. O que deve preocupar também, é que esses microrganismos, se acumulados, podem desencadear problemas em outras partes do corpo, como o coração, onde pode ocorrer a endocardite bacteriana.

Isso acontece pois a falta de cuidados com o meio bucal levam ao acúmulo de bactérias, que podem cair na corrente sanguínea durante um procedimento cirúrgico ou a partir de uma gengivite ou periodontite, chegando ao coração e se instalando em uma válvula.

A endocardite é uma doença grave e algumas vezes fatal, apesar dos modernos tratamentos clínicos, por isso a prevenção é essencial.

Na Gasparini Odontologia o diagnóstico precoce de doenças bucais e infecções é realizado por meio do Check Up Preventivo Digital. Esse exame permite a realização de um diagnóstico rápido e permite um tratamento simples.

Ao solucionar a origem do problema e inibir um foco de infecção, o procedimento diminui a probabilidade de propagação de bactérias originadas na cavidade bucal. Uma simples inflamação das gengivas ou infecção de um canal não tratado aumentam as chances de pessoas com predisposição sofrerem acidentes cardiológicos.

E como prevenção também é recomendada a manutenção da saúde bucal por manter uma rotina de escovação dos dentes, o uso do fio dental e realizar esse Check Up Preventivo no Consultório a cada seis meses ou menos dependendo de sua saúde bucal.

Siga-nos nossas redes sociais: