Saúde Bucal Covid-19

Sabia que a falta de saúde bucal pode aumentar riscos de contrair o novo COVID-19?

Queridos Pacientes

O principal motivo é que o Coronavírus apresenta maior letalidade em pacientes que apresentam sistema imunológico enfraquecido e geralmente é na boca que aparecem os primeiros sinais de que esse sistema não está bem, como: aftas, amigdalite, herpes e inflamações gengivais e periodontais.

As notícias sobre o Coronavírus tem preocupado a população que correm para as farmácias e mercados em busca de máscaras e álcool em gel. Mas além dessa ação preventiva, os dentistas destacam que é necessário estar atento à saúde bucal para prevenir o contágio. Problemas bucais podem contribuir para a debilitação da imunidade já que na boca existem milhares de bactérias que podem causar infecções e debilitar o sistema imune. Assim, além de cobrir a boca ao tossir, é necessário cuidar de toda a higiene bucal para que o vírus não encontre facilidade para adentrar ao organismo.

Segue alguns lembretes de como manter uma boa higiene bucal:

Uso do fio dental: É importante porque consegue limpar onde a escova não alcança. Não é preciso forçar o fio dental na gengiva. Isso pode causar cortes e sangramento.
Escovação: Se não é feita corretamente, o Biofilme se acumula entre os dentes. Logo os tártaros começam a aparecer. Os tártaros nada mais são que o Biofilme – ou a PLACA BACTERIANA – endurecido que ficou acumulado nos dentes e ele também pode se formar na gengiva. Após formado, o tártaro só pode ser removido pelo Cirurgião Dentista por meio de um processo chamado Raspagem, por isso, nesse momento em que tratamentos eletivos estão adiados, é essencial uma boa rotina de escovação para prevenir a formação de tártaro.
Como deve ser realizada a Escovação? O ideal é escovar 5 segundos cada dente na parte da frente e 5 segundos cada dente na parte de trás com a escova em posição horizontal, como se estivesse fazendo movimento de “abraçar” o dente com as cerdas da escova. Não esquecendo da higienização da língua.
Uso da Interdental: É outra forma de limpar espaços entre os dentes. A escova interdental possui variações que atendem tanto espaços grandes como bem pequenos.
As consultas regulares ao Dentista são essências para manutenção da saúde bucal: Mas como prevenção e preocupação com a saúde de nossos funcionários, dentistas parceiros e de vocês pacientes, adiamos atendimentos eletivos. Quando tudo isso passar você poderá ir até a clínica e fazer sua avaliação gratuita! Mas por enquanto, tome os cuidados necessários.”

Gasparini Odontologia