Dentista na Mooca

Horário das 8h as 18h

(Segunda à Sexta)

Obesidade e Doença Bucal

Obesidade e Doença Bucal – Existe Relação?

Existe sim uma relação direta entre a obesidade e a doença bucal. A obesidade assim como o tabagismo, é um dos principais fatores de risco para doenças bucais e é um grave problema social que atingiu proporções epidêmicas em boa parte do mundo, principalmente em países desenvolvidos. Nos Estados Unidos da América, a obesidade é considerada uma das causas mais comuns de morte que poderiam ser prevenidas.

Estudos realizados nos Estados Unidos mostraram uma correlação entre obesidade e doença bucal. Segundo o Central European Journal of Immunology, os pacientes obesos apresentam níveis elevados de colesterol no sangue, que na maioria das vezes pode levar a aterosclerose, ou seja deposição de gordura na parede dos vasos sanguíneos, levando a um fluxo sanguíneo reduzido ou bloqueado.

Aí pode estar a causa entre a obesidade e doença bucal, isso porque ainda segundo o artigo os vasos sanguíneos ao redor dos dentes e gengivas em pessoas obesas apresentam espessamentos nas paredes internas, o que é um sinal de redução do fluxo sanguíneo. Esse é um dos fatores que pode facilitar o surgimento da doença periodontal em obesos.

Com relação a cárie dentária, existem vários estudos, clínicos e laboratoriais, mas até o momento pouco se sabe sobre a relação da cárie com a obesidade.

A cárie geralmente está associada a maus hábitos alimentares e deficiência na higiene oral. Por isso, medidas preventivas como visitas periódicas ao dentista são indicadas.

A definição de saúde hoje, além de exercícios físicos e estilo de vida, leva em consideração uma nutrição adequada – o que envolve uma dieta equilibrada de proteínas, carboidratos, gorduras e sais minerais. As escolhas alimentares adequadas fazem parte da prevenção ou redução do risco de cárie dentária e doença periodontal.

Segue algumas sugestões para manter a saúde bucal:

– Faça uma avaliação com o seu dentista de 6 em 6 meses.
– Dieta equilibrada.
– Procedimentos preventivos como a adequação de meio bucal, devem ser realizados o quanto antes, a prevenção bucal é fundamental para o controle da doença periodontal.
– Priorize sempre a escovação na sua rotina diária e visitas regulares ao dentista! A prevenção irá contribuir para sua saúde oral, além de garantir um sorriso lindo e saudável.

Outras dúvidas, nos contatem para mais informações.
Agende sua consulta via WhatsApp: (11) 97755-6501
Ligue para nós: (11) 2272-5449

Artigos Relacionados:

Agendar Consulta