Sensação de boca seca

Sensação de boca seca – O que pode ser?

Conhecida no meio médico como xerostomia, a sensação de boca seca é o resultado de uma diminuição do fluxo ou ausência de saliva. A saliva é um filtrado do sangue, portanto contém importantes substâncias de defesa do nosso organismo que protegem a mucosa bucal contra a invasão de vírus, além de controlar a proliferação de bactérias.

Ela também desempenha papel importante na limpeza da cavidade oral, na prevenção da cárie, do mau hálito, das infecções do sistema respiratório, além de contribuir para o desenvolvimento do paladar, fala e contribuir no processo inicial de digestão dos alimentos.

Por isso, a sensação de boca seca pode causar desconforto, dificultar a fonética e deglutição, ulcerações podem se desenvolver pelo atrito da mucosa bucal com aparelhos ortodônticos, próteses dentárias ou bordas de restaurações dentárias gastas ou defeituosas.

Além disso, também pode causar mau hálito (halitose) e dificultar a higiene oral facilitando o surgimento de cáries, devido a ausência ou diminuição do efeito tampão, ou seja processo neutralizador de Ph que a saliva proporciona. Boca seca por longo tempo pode resultar em cáries dentárias e candidíase da boca.

As causas mais comuns são:

– Desidratação;
– Respirar de boca aberta;
– Cigarro;
– Álcool;
– Estresse;
– Determinados Medicamentos;
– Radioterapia;
– Quimioterapia;
– Diabéticos.

Síndrome de Sjögren: boca seca pode estar associada a olhos secos e algumas manifestações nas articulações. O tratamento de xerostomia está diretamente correlacionado com a causa do distúrbio, mas alguns princípios básicos são recomendados, qualquer que seja o caso.

Segue algumas dicas:

– Beba água o dia inteiro, para isso tenha uma garrafa de água o tempo inteiro com você.
– Não exagere no consumo de bebidas com açúcar e cafeína.
– Durante as refeições, inclua uma bebida como água. Beba água antes, durante e após as refeições.
– Use gomas de mascar sem açúcar para estimular o fluxo de saliva.
– A ingestão de bebidas alcoólicas e o fumo secam a boca, o que aumenta a incidência da gengivite e do câncer bucal.
– Dê preferência aos enxaguantes bucais sem álcool.
– Para desenvolver um plano detalhado e tratamento da boca seca, consulte o seu dentista. Este plano pode incluir visitas mais frequentes ao dentista.

Esta proposta de tratamento pode incluir a aplicação tópica de flúor, além da prescrição de flúor, enxaguantes bucais antibacterianos e antifúngicos, prescrição de spray lubrificante bucal (saliva artificial) ou outros produtos, incluindo goma de mascar de Xilitol.

Acompanhamento radiográfico podem ser necessários com maior frequência, para monitorar o surgimento de cáries. As instruções para os cuidados em casa devem ser personalizadas, de acordo com as necessidades do paciente.

Se o seu problema de boca seca for persistente, o risco de você incorrer em infecções por fungos ou vírus pode ser maior, por isso procure ajuda do dentista ou médico para identificar a causa do distúrbio e encaminhar o tratamento.

Outras dúvidas, nos contatem para mais informações.