Dentista na Mooca

Horário das 8h as 18h

(Segunda à Sexta)

Scanner Intraoral

Perguntas frequentes sobre tratamento odontológico

Veja a seguir algumas dúvidas sobre tratamento odontológico:


Tratamento odontológico: É preciso remover os dentes do siso?

A resposta é depende. Após uma avaliação clínica e radiográfica o dentista irá avaliar se existe a indicação para remoção dos dentes do siso; a remoção é necessária quando o nascimento do dente estiver com problemas, ou seja quando não existe espaço o suficiente, o siso fica preso no osso o que pode causar inflamação e dor.

Além disso, a remoção do siso está indicada quando interfere no alinhamento da arcada dentária, encaixe da mordida e cáries profundas.

Tratamento odontológico: O que é bruxismo?

Bruxismo é o ato de ranger ou apertar os dentes. Isso pode provocar desgaste nos dentes, amolecimento dos dentes, perdas ósseas ao redor das raízes dos dentes, alterações na gengiva e na articulação da mandíbula (ATM). Em casos mais graves pode ocasionar dor orofacial.

Geralmente as principais causas do bruxismo estão relacionadas a fatores genéticos, situações de estresse, tensão, ansiedade, problemas de mordida como falta de dentes ou interferências ao fechar a boca.

Tratamento odontológico: Sangramento na gengiva pode provocar doenças cardíacas?

Sim. Na boca existem muitas bactérias que se fixam na superfície dos dentes, formando o biofilme e posteriormente o tártaro; uma vez não tratado isso pode levar ao sangramento da gengiva, ou seja a gengivite e no seu estágio mais avançado a periodontite.

Uma gengiva sangrando é uma “ferida aberta” num meio onde existe muitas bactérias que podem cair na corrente sanguínea chegando ao coração e na maior parte das vezes levando a endocardite bacteriana.

Tratamento odontológico: Clareamento dental enfraquece os dentes?

Não. O clareamento consiste em uma reação química. A única forma segura de ter dentes brancos é com a aplicação do peróxido de carbamida ou do peróxido de hidrogênio, no consultório ou em casa, mas sempre com a supervisão de um dentista.

O gel clareador age no pigmento que ocasiona o escurecimento dental. Esse processo não é abrasivo e não afeta a estrutura dos dentes.

Tratamento odontológico: É preciso esperar meia hora após a refeição para escovar os dentes?

Sim. Isso porque durante alimentação ingerimos alguns alimentos ácidos que atacam a superfície do esmalte. A saliva precisa de um tempo para neutralizar o pH dos alimentos e proteger os dentes contra desgastes.

Durante a escovação a própria escova pode provocar abrasão. Logo após a refeição o correto é fazer um bochecho com água e cerca de meia hora depois escovar os dentes com escova macia e creme dental com baixa abrasividade.

Outras dúvidas, sobre tratamento odontológico nos contatem para mais informações.
Agende sua consulta via WhatsApp: (11) 97755-6501
Ligue para nós: (11) 2272-5449

Artigos Relacionados:

Agendar Consulta