Saúde Bucal e Saúde Mental

Saúde Bucal e Saúde Mental – Existe Relação?

“Lembrar de escovar os dentes pode ajudar a manter sua memória nítida nos próximos anos” isso é o que disse o Mail Online, site do Daily Mail, um jornal no Reino Unido.

Pesquisadores que acompanharam cerca de 5.500 pessoas idosas em um período de 18 anos descobriram que aqueles que escovavam os dentes uma vez por dia ou menos, tinham 65% mais chances de desenvolver demência do que aqueles que escovavam três vezes ao dia.

O estudo não é o primeiro a relacionar problemas de saúde bucal com condições de saúde. Por exemplo, aqueles com doença gengival são mais propensos a sofrer um estreitamento das artérias que podem causar ataques cardíacos e derrames.

Algumas pesquisas também descobriram que pessoas com Alzheimer, a forma mais comum de demência, têm mais bactérias relacionadas à doença gengival em seus cérebros do que outras.

Pensa-se que as bactérias da doença gengival causam inflamação e danos cerebrais quando atingem o cérebro. O último estudo acompanhou a saúde de cerca de 5.500 residentes em uma comunidade de aposentados da Califórnia de 1992 a 2010.

Escrevendo no Journal of the American Geriatrics Society, os pesquisadores da Universidade da Califórnia disseram que, embora não tenham provado que a cárie dentária pode alimentar a demência, o tópico merece mais pesquisas.

Eles disseram: ‘Se confirmado … a higiene bucal regular e o uso de dentaduras podem reduzir o risco de demência.’

Jessica Smith, da Alzheimer’s Society, disse: “Houve vários estudos analisando a ligação entre a inflamação presentes nos problemas de saúde bucal e demência, mas essa ligação ainda não está totalmente esclarecida”.

Embora não sejam conclusivos, os trabalhos são sugestivos da ligação da saúde bucal e saúde mental.

Priorize sempre a escovação na sua rotina diária e visite regularmente o seu dentista! A prevenção irá contribuir para sua saúde bucal, além de garantir um sorriso lindo e saudável.

Fonte – DAILY MAIL REPÓRTER – 21/12/2012

Outras dúvidas, nos contatem para mais informações.