O que leva um dente a quebrar?

O esmalte que recobre os dentes é a estrutura mais resistente do nosso organismo, porém um dente pode quebrar levando a situações indesejáveis. Um dente quebrado pode causar dor, inflamação, infecção e possivelmente a necessidade de tratamento de canal.

É importante identificar as principais causas que levam um dente a quebrar, assim podemos evitar tal situação:

– Esportes estão entre as principais causas de fraturas dentais.
– Esportes de contato, como futebol ou basquete facilitam a ocorrência de incidentes; podemos evitar a quebra de um dente por utilizar um protetor bucal
– Um aparelho que se encaixa nos dentes para protegê-los de qualquer tipo de impacto.
– Alimentos duros – Mastigar alimentos duros pode quebrar os dentes.

Alguns exemplos incluem: pipoca / pé de moleque / caroço de azeitona / osso de frango / torresmo / gelo.
– Procure mastigar utilizando os dois lados da boca, evitando sobrecarregar determinados dentes.
– Utilizar os dentes para abrir ou morder objetos.
– Cada parte do corpo tem sua função principal.
– Por isso, quando colocamos a boca para mastigar objetos ou abri-los, é comum acontecer acidentes.
– Há grande chance de quebrar os dentes ou desgastar o seu esmalte.
– Já no caso de morder objetos pode causar um desgaste irregular, além do risco de machucar a gengiva ou os lábios.
– Evite utilizar os dentes como “ferramentas” para abrir embalagens.
– Ranger ou apertar os dentes – também conhecido como bruxismo – é um hábito que desgasta o esmalte dos dentes. Com isso os dentes ficam mais suscetíveis a fraturas.
– Ansiedade e estresse estão entre as maiores causas de ranger e apertar os dentes.
– Como prevenção, procure maneiras de aliviar o estresse em sua vida, tanto em casa quanto no trabalho, para ajudar a acabar com esse mau hábito.
– Piercing na língua: é prejudicial a saúde bucal pois a mastigação pode ser prejudicada pelo fato de a língua auxiliar de certa forma a levar o alimentos até os dentes, isso pode levar a fratura dos dentes quando estes em contato com o metal.
– Acidentes – geralmente nos acidentes a boca sempre é uma região mais vulnerável a traumas, por isso esteja sempre atento nas situações ao seu redor e faça o possível para diminuir as chances de incidentes ocorrerem.
Idade – à medida que envelhecemos, nossos dentes ficam mais fracos. Isso porque existe um desgaste natural, tornando os dentes mais fracos e com maior probabilidade de quebrar.
– Existem maneiras de reduzir o risco de lascar ou quebrar um dente à medida que envelhece. Tenha bons hábitos de higiene oral e visitas periódicas ao dentista, isso ajudará seus dentes a ficarem mais fortes e saudáveis.
– Cáries dentárias – cáries extensas deixam seus dentes cada vez mais fracos que podem quebrar com mais facilidade. Visitas periódicas ao dentista com rotinas preventivas minimizam o surgimento de cáries.
– Restaurações extensas – na maioria das vezes acompanhadas de tratamento de canal, isso porque o dente fica mais fraco e quebradiço.
– Podemos evitar a fratura de dentes nessa situação com a confecção de fragmentos cerâmicos com recobrimento e proteção das regiões dos dentes mais solicitados durante a mastigação.
– Preserve os dentes, inclua bons hábitos de dieta e de higiene oral na sua rotina diária e visite regularmente o seu dentista! Assim você vai garantir um sorriso lindo e saudável.

Outras dúvidas, sobre “O que leva um dente a quebrar”, nos contatem para mais informações.