Saiba qual a importância de cuidar dos dentes

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a falta de cuidado com os dentes faz com que milhões de pessoas sofram de dores devastadoras e aumenta os encargos financeiros para a sociedade. As doenças bucais podem afetar a eficácia de um indivíduo na escola e no trabalho e podem causar problemas sociais e pessoais. O impacto psicossocial de muitas doenças bucais reduz significativamente a qualidade de vida do próprio indivíduo.

Embora quantidade global de cárie dentária não tratada para a dentes de leite e dentes permanentes tenha permanecido relativamente inalterada nos últimos 30 anos, a necessidade de serviços restauradores e reparadores provavelmente continuará aumentando devido ao crescimento populacional e ao envelhecimento.

As doenças bucais afetam mais os membros pobres e socialmente desfavorecidos da sociedade. Existe uma associação muito forte e consistente entre o nível socioeconômico (renda, ocupação e escolaridade) e a prevalência e gravidade das doenças bucais. Essa associação permanece ao longo da vida, desde a primeira infância até a idade avançada e entre as populações de países de alta, média e baixa renda.

A Gasparini Odontologia, defensora da boa higiene bucal, reuniu algumas informações importantes para você adotar como rotina:

– Faça a escovação das superfícies voltadas para a bochecha dos dentes superiores e, depois, dos inferiores;
– Escove também as superfícies internas dos dentes superiores e, depois, dos inferiores;
– As superfícies de mastigação é importante escovar;
– E escove sempre a língua.

Importante: Lembre-se de que uma boa escovação deve durar, no mínimo, dois minutos. Procure utilizar escovas de cerdas macias (ideal para remoção de placa bacteriana e restos de alimentos) e com cabeças menores, pois elas alcançam melhor todas as regiões da boca.

Não se esqueça de trocar sua escova a cada três meses (ou quando perceber que ela está desgastada) e após alguma gripe ou resfriado para evitar nova contaminação por meio dos germes que aderem as cerdas.

Fonte: World Health Organization