doenças gengivais a condições inflamatórias

Ligação de doenças gengivais a condições inflamatórias

Cientistas descobrem mecanismo que liga doenças gengivais a condições inflamatórias

Segundo a matéria publicada no site News Medical Life Sciences, a ligação entre a doença periodontal (gengiva) e outras condições inflamatórias, como doenças cardíacas e diabetes, foi estabelecida há muito tempo, mas o mecanismo por trás dessa associação, até agora, permaneceu um mistério. Recentemente, uma equipe de cientistas e médicos liderados pela Faculdade de Odontologia da Universidade de Toronto disseram que descobriram o motivo – e está relacionado à própria resposta imunológica hiperativa do corpo. As descobertas foram publicadas em outubro no Journal of Dental Research .

Estado hiperativo

A ciência já estabeleceu que o estado de sua saúde bucal é um indicador importante da saúde geral. “Existem correlações estatisticamente significativas entre a periodontite (doença inflamatória oral) e doenças sistêmicas que variam de diabetes a doenças cardiovasculares”, disse Howard Tenenbaum, professor da Faculdade de Odontologia da Universidade de Toronto e dentista-chefe da Sinai Health Systems em Toronto. um dos autores do estudo.

Para descobrir o que liga essas condições, os pesquisadores se concentraram no comportamento das células ativadas principalmente por doenças gengivais – neutrófilos, que são células do sistema imunológico inato. Por meio de modelos in vivo, os pesquisadores descobriram que o sistema imunológico libera uma abundância desses neutrófilos para combater as infecções bacterianas responsáveis ​​pela periodontite, mais comumente conhecida como doença gengival.

Ativado para combater uma infecção oral, um efeito sistêmico foi observado: uma vez que a inflamação periodontal estava presente, uma superabundância de neutrófilos circulava, “preparados” para o ataque. O sistema imunológico hiper-vigilante responde então com um excesso de força a qualquer infecção secundária.

“É quase como se esses glóbulos brancos estivessem em segunda marcha, quando deveriam estar em primeiro.”

Saúde bucal é fundamental para a saúde geral

Os resultados do estudo ressaltam a importância da saúde bucal como um indicador vital de complicações potenciais para outras condições inflamatórias, bem como os resultados do modelo de doença.

Referência da matéria: News Medical