Saúde bucal e exercício físico

Saúde bucal e prática de exercício físico – Relação Importante!

A saúde bucal e os praticantes de exercícios físicos se beneficiam dessa conexão. Alistamos abaixo alguns aspectos que mostram como estão interligados:

Imunidade e Doenças da Gengiva – A atividade física regular fortalece o sistema imunológico, reduzindo o risco de doenças. Doenças da gengiva, como gengivite e periodontite, podem ser combatidas com a imunidade reforçada proporcionada pelos exercícios.

Qualidade de Vida e Saúde Bucal – Não é apenas estética, é saúde! A prática regular de exercícios melhora a qualidade de vida e fortalece os músculos. A recomendação da OMS é que todo adulto pratique pelo menos 300 minutos de atividades físicas por semana, o equivalente a uma hora de exercícios ao longo de cinco dias ou 40 minutos diários, ao fazer isso, certamente você notará diferenças positivas no seu metabolismo. Lembre-se de que o objetivo não é apenas melhorar a aparência, mas também a saúde geral.

Cuidado com o Esmalte Dental – O excesso de exercício pode corroer o esmalte dental. Evite bebidas ácidas e respire pelo nariz para proteger seus dentes. Atletas também devem cuidar da saúde bucal. Doenças bucais afetam o desempenho esportivo e a qualidade de vida. Uma saúde bucal bem tratada contribui para um melhor rendimento esportivo.

Gostaríamos de reforçar sobre a importância de consultar profissionais da saúde especializados com regularidade. Por isso se tiver alguma dúvida, relacionado a esse tema ou qualquer outro na área odontológica, clique aqui e agende uma consulta estamos a disposição para esclarecer suas dúvidas.