Doença periodontal e a performance do atleta

Qual a relação entre a doença periodontal e a performance do atleta?

A saúde bucal pode ter um impacto significativo no desempenho atlético, e a doença periodontal, em particular, pode afetar negativamente os atletas de várias maneiras, alistamos abaixo algumas delas:

Inflamação e Dor: A doença periodontal é uma doença com características inflamatórias que como consequência dentre outras coisas pode desencadear a dor, com isso o atleta pode diminuir sua capacidade de concentração e consequentemente seu desempenho físico.

Sistema Imunológico: A inflamação crônica presente na doença periodontal não controlada, pode afetar a resposta imunológica do corpo, o que pode ocasionar uma recuperação mais lenta de lesões e maior risco a infecções.

Absorção de nutrientes: Problemas periodontais podem prejudicar a eficiência mastigatória e consequentemente a digestão adequada dos alimentos, isso prejudica a absorção de nutrientes essenciais para o alto rendimento dos atletas.

Saúde Sistêmica: A saúde começa pela boca, por isso doenças periodontais não controladas, na maioria dos casos estão associadas a condições sistêmicas que afetam o bem-estar geral do atleta e como consequência prejudica seu desempenho esportivo.

Gostaríamos de reforçar sobre a importância de consultar profissionais da saúde especializados com regularidade. Por isso se tiver alguma dúvida, relacionado a esse tema ou qualquer outro na área odontológica, clique aqui e agende uma consulta estamos a disposição para esclarecer suas dúvidas.