Qual a diferença entre lente de contato dental e faceta?

Qual a diferença entre lente de contato dental e faceta?

A grande diferença entre as Lentes de Contato Dentais e as Facetas Dentais está na espessura. Enquanto as Facetas apresentam espessura mínima de 1,4mm, as Lentes chegam a 0,4mm, proporcionando maior discrição e naturalidade para o revestimento de sua dentição.

Outra vantagem das Lentes de Contato Dentais é que elas exigem menor desgaste da estrutura dentária, de modo a preservar o esmalte dos dentes e possibilitando menor suscetibilidade ao desenvolvimento de sensibilidade. Ela também dispensa a aplicação de elementos provisórios.

No entanto, não é em todos os casos que as Lentes de Contato Dentais podem substituir as Facetas Dentais. Em dentes fraturados, excessivamente escurecidos ou com grandes restaurações, a melhor opção é pelas Facetas.

Uma última observação interessante é que, em um mesmo sorriso, podemos usar diferentes tipos de procedimentos (Lentes de Contato Dentais, Facetas Dentais, Coroas de Porcelana), a depender da exigência de cada dente.

Lentes de Contato Dentais e Facetas. Qual a Diferença?

Uma outra pergunta comum é: O tratamento é dolorido?

Um dos maiores medos dos pacientes ao visitar um consultório é a possibilidade de sentir dores durante um procedimento, e a grande vantagem do tratamento de Lentes de Contato Dentais é que nele você não sente qualquer incômodo ou desconforto.

Isso é possível porque o preparo é minimamente invasivo e provoca o menor desgaste de esmalte possível, evitando assim a sensibilidade. É importante salientar que o dentista deve ser criterioso quanto ao histórico de cada paciente, pois alguns se sentem mais confortáveis em não utilizar o anestésico, enquanto outros só fazem procedimentos após a anestesia.

Em resumo: Quando usar lente de contato dental ou facetas? Quando o objetivo é melhorar o aspecto e alinhamento dos dentes. Vale a pena ressaltar que deve ser seguida uma avaliação clínica criteriosa de um dentista para a indicação do melhor procedimento indicado para o seu caso.

Assista nossa playlist no Youtube sobre: Lentes de Contato Dentais e Facetas


Pessoas que leram este artigo, leram também: