Mau Hálito

Como controlar o mau hálito?

Essa é uma pergunta frequente dos pacientes. Controlar o mau hálito envolve uma combinação de controle frequente da higiene bucal e cuidados gerais com a saúde. Abaixo alistamos alguns fatores que ajudam a controlar o mau hálito:

Escove os dentes pelo menos duas vezes ao dia, de preferência após as refeições. Use um creme dental com flúor e uma escova de dentes de cerdas macias, além disso utilize o fio dental diariamente para remover a placa bacteriana entre os dentes.

Use um raspador de língua ou a própria escova, de preferência sem creme dental para limpar a língua, isso porque as bactérias na língua podem fermentar restos de alimentos que são uma das principais causas do mau hálito.

Enxaguantes bucais podem ajudar a reduzir as bactérias e diminuir o mau hálito, porém utilize com moderação e dê preferência aos enxaguantes sem álcool.

Outra dica é: Beba bastante água para manter a hidratação. Isso ajuda na produção da saliva que tem importante função na neutralização dos ácidos e remoção dos detritos.

Evite ou limite o consumo de alimentos e bebidas que exalam odor, como por exemplo: Alho, cebola, café e álcool; esses alimentos e bebidas podem contribuir para o mau hálito; além disso evite o tabaco: fumar e usar produtos de tabaco podem causar mau hálito. Considere a possibilidade de parar de fumar para melhorar a saúde bucal e geral.

Consulte seu dentista regularmente, através de controles preventivos regulares é possível detectar e tratar problemas bucais, como cáries, gengivite e doenças periodontais. Visite regularmente o seu médico, porque alguns problemas de saúde, como diabetes e doenças do estômago, podem contribuir para o mau hálito. Trate essas condições com a orientação de um profissional de saúde.

Se o mau hálito persistir, mesmo após a implementação dessas práticas, é importante consultar um dentista ou um médico para investigar possíveis causas subjacentes, como infecções na boca ou no sistema respiratório, distúrbios digestivos ou problemas de saúde mais graves.

Converse com o seu dentista para obter informações mais precisas e personalizadas sobre o seu caso específico. Gostaríamos de alertar sobre a importância de consultar o seu dentista com regularidade.

Por isso se tiver alguma dúvida, relacionado a esse tema ou qualquer outro na área odontológica, clique aqui e agende uma consulta estamos a disposição para esclarecer suas dúvidas.