Saúde Mental e Saúde Bucal

O que a saúde mental tem a ver com saúde bucal?

A saúde mental e a saúde bucal estão relacionadas de muitas maneiras. Alistamos abaixo algumas dessas relações:

Estresse e apertamento dos dentes: O estresse pode levar a hábitos como apertar ou ranger os dentes durante o sono, conhecido como bruxismo. Esse hábito pode causar desgaste nos dentes, dores na mandíbula e até mesmo problemas na articulação temporomandibular.

Problemas de Saúde Mental e Higiene Bucal: Segundo matéria publicada no Jornal o Estado de São Paulo, é importante cuidar dos dentes e das gengivas desde cedo e com frequência, isso porque evidências crescentes sugerem que o que se passa na boca pode afetar o que se passa no cérebro. Mais pesquisas são necessárias, mas estudos sugeriram que a saúde bucal pode ser um fator de risco modificável para demência.

Medicamentos para controle do estresse: Alguns medicamentos prescritos para distúrbios mentais podem causar efeitos colaterais bucais, como boca seca, aumento da sensibilidade dental e problemas na gengiva.

Gostaríamos de alertar sobre a importância de consultar o seu dentista com regularidade. Por isso se tiver alguma dúvida, relacionado a esse tema ou qualquer outro na área odontológica, clique aqui e agende uma consulta estamos a disposição para esclarecer suas dúvidas.

Fonte: Estadão