Saúde bucal na gestação

Qual a importância da saúde bucal na gestação?

A saúde bucal durante a gestação é fundamental, isso porque a literatura relata que ela pode afetar a saúde da mãe e do bebê. Alistamos abaixo alguns fatores que apresentam a importância da saúde bucal na gestação:

Durante a gravidez, as mudanças hormonais podem aumentar o risco de problemas bucais, como a gengivite (inflamação das gengivas) e cárie dentária. Manter uma boa higiene oral ajuda a prevenir esses problemas. Diante de tal contexto, alguns estudos sugerem uma ligação entre a doença periodontal (doença das gengivas) e complicações na gravidez, como parto prematuro e baixo peso ao nascer, por isso a manutenção da saúde bucal durante a gestação, pode ajudar a reduzir esses riscos.

Para garantir a saúde bucal durante a gestação é indicado manter uma rotina de higiene oral, ou seja, escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia e usar fio dental diariamente. Além disso, exames odontológicos regulares, incluindo profilaxias dos dentes e gengivas, são essenciais para monitorar a saúde bucal e tratar quaisquer problemas bucais em uma fase precoce.

Durante as visitas ao cirurgião dentista, é importante informar o dentista sobre a gravidez para que ele possa ajustar o plano de tratamento de acordo com a necessidade.

Cuidar da saúde bucal durante a gravidez não só beneficia a mãe, mas também contribui para o bem-estar do bebê. Consultar o dentista regularmente é fundamental para garantir uma gestação saudável.

Converse com o seu dentista para obter informações mais precisas e personalizadas sobre o seu caso específico. Gostaríamos de alertar sobre a importância de consultar o seu dentista com regularidade.

Por isso se tiver alguma dúvida, relacionado a esse tema ou qualquer outro na área odontológica, clique aqui e agende uma consulta estamos a disposição para esclarecer suas dúvidas.