a saúde bucal interfere na sua corrida

Como a saúde bucal interfere na sua corrida?

A corrida é um exercício físico de alto impacto que movimenta todas as partes do corpo, por isso os praticantes dessa modalidade precisam de acompanhamento médico frequente para manter a performance e minimizar a chance de lesões.

A prevenção da saúde bucal dos corredores vai resultar em mais proteção e melhor performance. Já sentiu a boca seca ao correr? Já percebeu que aperta os dentes ao correr? Dor de dente, gengivas que sangram? A saúde bucal interfere na sua corrida de várias maneiras, abaixo alistamos algumas delas:

Problemas articulares e má oclusão: uma má oclusão, ou seja, um engrenamento incorreto dos dentes, além de afetar sua capacidade de mastigar alimentos, digestão e absorção de nutrientes, pode impactar de maneira negativa na biomecânica da corrida, por exemplo, uma mandíbula desalinhada altera toda a estrutura corporal, postural mudando inclusive a posição dos pés.

Isotônicos e gel de carboidrato: os isotônicos são bebidas ácidas que em grande quantidade podem provocar corrosão do esmalte dental e consequente sensibilidade dentária, perda de estrutura dental e amarelamento dos dentes.

A utilização do gel de carboidrato exige uma higiene bucal bem detalhada, com objetivo de minimizar a formação de placa bacteriana que podem ocasionar lesões de cáries e/ou doenças gengivais.

Durante as corridas é normal a sensação de boca seca, devido a diminuição do fluxo salivar. A saliva exerce um papel importante na proteção dos dentes, por isso a hidratação é fundamental, antes, durante e após os treinos e provas.

Problemas bucais ou algum tipo de obstrução respiratória podem dificultar a respiração adequada durante a corrida, o que pode levar a uma menor eficiência respiratória e desempenho reduzido.

Doenças bucais ativas como por exemplo: cáries, gengivite ou outras condições bucais dolorosas podem tornar a corrida desconfortável e até mesmo impraticável, prejudicando o seu desempenho e motivação.

Doenças inflamatórias bucais como por exemplo a doença periodontal, gengivite podem levar à inflamação sistêmica, que tem sido associada a uma variedade de doenças incluindo doenças cardiovasculares. Essa inflamação pode interferir na sua performance em exercícios físicos intensos, como por exemplo a corrida.

Manter uma boa saúde bucal, portanto, é importante para garantir que você possa aproveitar ao máximo sua corrida, minimizando quaisquer desconfortos ou problemas que possam surgir devido a problemas bucais.

Gostaríamos de reforçar sobre a importância de consultar o seu dentista com regularidade. Por isso se tiver alguma dúvida, relacionado a esse tema ou qualquer outro na área odontológica, clique aqui e agende uma consulta estamos a disposição para esclarecer suas dúvidas.