Qual a importância da saúde bucal na terceira idade?

A saúde bucal na terceira idade é muito importante para o bem-estar geral e sistêmica dos indivíduos na faixa etária dos 60 anos mais. Alistamos abaixo alguns fatores que mostram a importância da saúde bucal na terceira idade:

Eficiência Mastigatória e Absorção de Nutrientes: Dentes saudáveis permitem uma mastigação eficiente, facilitando a ingestão de alimentos nutritivos. A falta de dentes ou problemas bucais pode levar a uma dieta inadequada e à desnutrição.

Fonética: Dentes e gengivas saudáveis são essenciais para uma fala clara e articulada. Problemas dentários podem afetar a comunicação e a autoconfiança.

Saúde sistêmica e bucal: Doenças bucais com gengivite, periodontite e cáries, podem estar associadas a doenças como diabetes, cardiopatias e pneumonia. Manter a boca saudável ajuda a prevenir complicações sistêmicas.

Autoestima e Qualidade de Vida: Um sorriso saudável contribui para a autoestima e a confiança. Idosos com boa saúde bucal apresentam na maioria das vezes melhor relacionamento com as pessoas na sociedade onde convive.

Prevenção de Infecções: Gengivite, periodontite e infecções bucais podem atingir outras regiões do corpo através da circulação sanguínea. Checkups Preventivos Digitais ajudam a prevenir essas complicações.

Gostaríamos de reforçar sobre a importância de consultar profissionais da saúde especializados com regularidade. Por isso se tiver alguma dúvida, relacionado a esse tema ou qualquer outro na área odontológica, clique aqui e agende uma consulta estamos a disposição para esclarecer suas dúvidas.

A Gasparini Odontologia, estabelecida na Av. Paes de Barros, 2402, no Parque da Mooca, oferece os procedimentos mais eficientes e a melhor tecnologia para pacientes que procuram atendimento de alto padrão.