Quais problemas podemos ter devido à má higiene bucal?

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a saúde bucal é um indicador chave da saúde geral, bem-estar e qualidade de vida. Abrange uma gama de doenças e condições que incluem cárie dentária, doença periodontal, perda de dente, câncer oral, manifestações orais de infecção por HIV, trauma dental e defeitos congênitos, como lábio leporino e fenda palatina.

O Global Burden of Disease Study 2017 estimou que as doenças bucais afetam 3,5 bilhões de pessoas em todo o mundo, com a cárie dentária não tratada entre as doenças não transmissíveis mais presentes. De acordo com a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer, a incidência de câncer oral estava entre as três principais neoplasias em alguns países do Pacífico Asiático em 2018.

A maioria das doenças e condições bucais compartilham fatores de risco modificáveis ​​com as doenças cardiovasculares, câncer, doenças respiratórias crônicas e diabetes. Esses fatores de risco incluem o uso de tabaco, consumo de álcool e dietas pouco saudáveis ​​com alto teor de açúcares livres, todos os quais estão aumentando em nível global. Existe uma relação comprovada entre saúde bucal e saúde geral.

É relatado, por exemplo, que o diabetes mellitus está relacionado ao desenvolvimento e progressão da periodontite. Além disso, existe uma relação causal entre o consumo elevado de açúcares e diabetes, obesidade e cárie dentária.

Fonte: World Health Organization