O que a diabetes pode causar na boca

O que a diabetes pode causar na boca?

O paciente portador de diabetes, está mais susceptível a gengivite, periodontite, cáries, além de perda óssea ao redor dos dentes. Alistamos abaixo algumas alterações bucais observadas com frequência em pacientes com diabetes:

Gengivite e periodontite: Pessoas com diabetes têm maior risco de desenvolver gengivite (inflamação das gengivas) e periodontite (perda de estrutura óssea ao redor dos dentes). Isso ocorre devido à resposta imunológica comprometida e ao aumento da glicose no sangue, que favorece o crescimento de bactérias patogênicas bucais.

Xerostomia (boca seca): A xerostomia é comum em pacientes diabéticos. A falta de saliva pode levar a problemas bucais.

Cicatrização prejudicada: Pessoas com diabetes têm cicatrização mais lenta. Isso afeta a recuperação após cirurgias bucais como por exemplo extração dentárias ou instalação de implantes.

Má oclusão e desgaste dentário: A hiperglicemia pode causar alterações na estrutura óssea e nos tecidos moles da boca, afetando a posição dos dentes e o engrenamento (oclusão) dos mesmos.

Controle glicêmico: Pacientes com bom controle glicêmico tendem a ter menos problemas bucais. Portanto, é importante manter a glicemia sob controle.

Vale a pena ressaltar que a prevenção e a manutenção da saúde bucal são essenciais para todos, especialmente para pacientes com diabetes. Checkups Preventivos Periódicos no dentista e uma boa higiene oral são fundamentais!

Gostaríamos de reforçar sobre a importância de consultar profissionais da saúde especializados com regularidade. Por isso se tiver alguma dúvida, relacionado a esse tema ou qualquer outro na área odontológica, clique aqui e agende uma consulta estamos a disposição para esclarecer suas dúvidas.

A Gasparini Odontologia, estabelecida na Av. Paes de Barros, 2402, no Parque da Mooca, oferece os procedimentos mais eficientes e a melhor tecnologia para pacientes que procuram atendimento de alto padrão.