Mandíbula pode afetar o equilíbrio e postura do corpo

O posicionamento da mandíbula pode afetar o equilíbrio e postura do corpo?

Sim, o posicionamento da mandíbula pode afetar significativamente o equilíbrio e a postura do corpo, isso porque a mandíbula é um osso unido ao crânio através de uma articulação chamada de articulação temporomandibular.

Vários estudos concluem que a posição da articulação temporomandibular (ATM) e a oclusão dos dentes, ou seja, a forma como os dentes engrenam, têm impacto no equilíbrio/postura do corpo, alistamos abaixo as três áreas principais que impactam nesse equilíbrio:

Músculos: Uma ATM desalinhada aumenta a tensão muscular em todo o rosto, cabeça, pescoço e ombros, podendo causar dores de cabeça, dores nas costas, zumbidos nos ouvidos e vertigens.

Postura: Se a ATM não estiver alinhada, a posição base da cabeça é alterada, colocando estresse excessivo na coluna. Isso afeta a postura, com pontos de tensão muscular que podem evoluir para alterações até mesmo na pisada com possíveis sintomatologias dolorosas.

Nervos: Músculos tensos podem comprimir nervos, incluindo aqueles críticos para o equilíbrio. Embora essas alterações sejam evolutivas e silenciosas, é importante prestar atenção à simetria facial, tensão muscular e possíveis estalos na articulação temporomandibular (ATM). Portanto, cuidar da saúde da mandíbula pode ter impacto além da saúde orofacial.

Gostaríamos de reforçar sobre a importância de consultar profissionais da saúde especializados com regularidade. Por isso se tiver alguma dúvida, relacionado a esse tema ou qualquer outro na área odontológica, clique aqui e agende uma consulta estamos a disposição para esclarecer suas dúvidas.