Dentista na Mooca

Horário das 8h as 18h

(Segunda à Sexta)

Doenças da Gengiva

Doenças da gengiva, como prevenir?

As doenças da gengiva – gengivite e periodontite – podem ser evitadas cuidando dos seus dentes e gengivas. Isso significa adotar bons hábitos de higiene bucal e visitas regulares ao dentista (pelo menos uma vez ao ano). 

A inflamação da gengiva (gengivite) não se desenvolverá se não houver placa bacteriana nos dentes, e a periodontite não se desenvolverá se não houver gengivite. Uma boa higiene bucal contínua em casa, a remoção regular do tártaro com dentista e o tratamento dos fatores de risco (como tabagismo e má alimentação) são os principais passos para prevenir a periodontite.

Higiene bucal em casa

Os elementos básicos de uma boa higiene bucal são:

1 – Escove os dentes pelo menos duas vezes ao dia, por pelo menos dois minutos, usando uma escova de dentes manual ou elétrica.

2 – Higienize o espaço entre os dentes pelo menos uma vez ao dia usando escovas interdentais (também chamadas de escovas interproximais) e fio dental se os espaços forem muito pequenos para as escovas. Pode ser necessário utilizar escovas de tamanhos diferentes para espaços de tamanhos diferentes. Essa limpeza interdental deve ser feita antes de escovar os dentes.

3 – Depois de escovar os dentes, enxaguatórios bucais podem ser usados, eles contribuem para prevenir o acúmulo de placa por até 12 horas. Os enxaguatórios bucais com clorexidina são os mais eficientes, mas têm alguns efeitos colaterais, como manchas nos dentes, língua negra e alteração do paladar. Recomenda-se que os colutórios com clorexidina sejam usados por no máximo duas semanas. Pergunte ao seu dentista se você deve usar um enxaguatório bucal e qual seria o mais adequado para sua situação.

Deve-se tomar cuidado especial para limpar completamente em torno de dentes tortos ou apinhados e em torno de obturações, coroas e dentaduras porque a placa se acumula facilmente nesses locais que podem ser de difícil acesso.
A higiene bucal ideal pode, portanto, variar muito de pessoa para pessoa. É importante consultar o seu dentista ou higienista oral sobre quais as melhores técnicas no seu caso e pedir-lhes instruções.

Existem duas técnicas principais de escovação dos dentes. A técnica de escovação Bass é a técnica mais comumente recomendada, tanto para pessoas com gengivas saudáveis quanto para pessoas com periodontite. A técnica de Stillman é frequentemente recomendada para pacientes com recessões gengivais.

A Gasparini Odontologia, estabelecida na Av. Paes de Barros, 2402, no bairro da Mooca, oferece os procedimentos mais eficientes e a melhor tecnologia para pacientes que procuram atendimento de alto padrão.

Siga-nos nas redes sociais:
Facebook
Instagram
Youtube

Artigos Relacionados: