Doenças Bucais

Doenças bucais atingem quase metade da população mundial

Um novo relatório Global Oral Health Status publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em Novembro de 2022, mostra que quase metade da população mundial (45% ou 3,5 bilhões de pessoas) sofre de doenças bucais, com 3 em cada 4 pessoas afetadas vivendo em países de baixa e média renda.

Os casos globais de doenças bucais aumentaram em 1 bilhão nos últimos 30 anos – uma indicação clara de que muitas pessoas não têm acesso à prevenção e tratamento de doenças bucais.

As doenças bucais mais comuns são a cárie dentária (cárie dentária), doença gengival grave, perda de dentes e câncer bucal. A cárie dentária não tratada é a condição mais comum em todo o mundo, afetando cerca de 2,5 bilhões de pessoas.

Estima-se que a doença gengival grave ̶ uma das principais causas de perda total de dentes ̶ afete 1 bilhão de pessoas em todo o mundo. Cerca de 380.000 novos casos de câncer bucal são diagnosticados a cada ano.

O relatório apresenta muitas oportunidades promissoras para melhorar o estado da saúde bucal global:

– Adotar uma abordagem de saúde pública abordando fatores de risco comuns por meio da promoção de uma dieta balanceada com baixo teor de açúcares, interrompendo o uso de todas as formas de tabaco, reduzindo o consumo de álcool e melhorando o acesso a cremes dentais com flúor eficazes e acessíveis.
– Planejar os serviços de saúde bucal como parte da saúde nacional e melhorar a integração dos serviços de saúde bucal na atenção primária à saúde como parte da cobertura universal de saúde.

Fonte: World Health Organization