Dentes e intestino saudáveis tem relação

Dentes saudáveis e intestino saudável – existe relação?

Sim existe uma relação entre a saúde bucal e a saúde do intestino. Estudos recentes aprofundaram a nossa compreensão da ligação entre as doenças periodontais e a saúde intestinal, especificamente no que diz respeito a condições como a doença de Crohn e a doença inflamatória intestinal.

O sistema digestório desde a cavidade oral até o intestino está interconectado de várias maneiras. Por exemplo, em toda a sua extensão, desde a cavidade oral até o intestino, eles abrigam uma variedade de bactérias, ou seja, uma microbiota. A flora bacteriana saudável na boca e no intestino pode influenciar positivamente a saúde geral.

Doenças bucais como gengivite ou periodontite, podem desencadear respostas inflamatórias que podem afetar outros sistemas do corpo, incluindo o sistema digestório. Acredita-se que as bactérias da boca possam entrar na corrente sanguínea e afetar outras partes do corpo.

Além disso uma boca saudável com eficiência mastigatória satisfatória, proporciona uma digestão adequada com absorção de nutrientes essenciais para a saúde intestinal.

Hábitos de higiene geral, como lavar as mãos regularmente e evitar a ingestão de bactérias nocivas, também podem influenciar tanto a saúde bucal quanto a intestinal.

Gostaríamos de alertar sobre a importância de consultar o seu dentista com regularidade. Por isso se tiver alguma dúvida, relacionado a esse tema ou qualquer outro na área odontológica, clique aqui e agende uma consulta estamos a disposição para esclarecer suas dúvidas.