Dentes e coração saudáveis

Dentes saudáveis e coração saudável – existe relação?

Sim existe uma relação entre a saúde bucal e a saúde do coração. A ausência de saúde bucal como por exemplo doença gengival e cáries, pode aumentar o risco de doenças cardíacas. Isso ocorre porque doenças bucais como gengivite, desencadeiam respostas inflamatórias que podem afetar outras regiões do corpo, incluindo o sistema cardiovascular causando inflamação e danos as artérias.

Além disso, estudos mostram uma ligação entre doença periodontal (gengival) e doenças cardíacas, como aterosclerose (acúmulo de placas nas artérias) e endocardite bacteriana (infecção do revestimento interno do coração). Portanto, é essencial manter uma boa higiene bucal, incluindo escovação regular, uso de fio dental e visitas regulares ao dentista.

Cuidar dos dentes não é apenas sobre ter um sorriso bonito, mas também é uma parte crucial de manter todo o corpo saudável, incluindo o coração.

Gostaríamos de reforçar sobre a importância de consultar o seu dentista com regularidade. Por isso se tiver alguma dúvida, relacionado a esse tema ou qualquer outro na área odontológica, clique aqui e agende uma consulta estamos a disposição para esclarecer suas dúvidas.