Biofilme do Dente

O que é biofilme do dente?

O biofilme do dente, também conhecido como placa bacteriana, são microcolônias, composta de bactérias que vivem em um processo de cooperação, onde cada um é responsável por uma função para manter a harmonia – ligadas a superfícies dos dentes recebem o nome de placa bacteriana.

Se não for removida regularmente, a placa bacteriana pode se acumular e se transformar em uma camada mais espessa e dura chamada tártaro, que é mais difícil de remover e pode levar a problemas remanescentes, como cáries, gengivite e periodontite.

O biofilme do dente se forma a partir das bactérias presentes naturalmente na boca e dos açúcares que são consumidos na alimentação.

As bactérias se alimentam dos açúcares e produzem substâncias com Ph ácido que podem corroer o esmalte dos dentes, causando danos. A remoção diária da placa bacteriana por meio da escovação e uso do fio dental é fundamental para manter a saúde bucal e prevenir problemas prolongados.

Sem a escovação, o aparecimento da gengivite, por exemplo, é verificado em algumas semanas. Dessa maneira, verifica-se que a escovação e o uso do fio dental são efetivos para o controle do biofilme do dente.

O biofilme do dente pode se fixar em qualquer superfície da cavidade bucal. Dessa maneira, ele se diferencia em supragenvival e subgengival. Enquanto o primeiro biofilme está aderido a superfície dentária, o segundo está presente no sulco gengival porção entre o dente e a gengiva.

O biofilme do dente supragengival pode ser controlado com a utilização da escova, enquanto que o subgengival, com o uso do fio dental.

Gostaríamos de alertar sobre a importância de consultar o seu dentista com regularidade. Por isso se tiver alguma dúvida, relacionado a esse tema ou qualquer outro na área odontológica, clique aqui e agende uma consulta estamos a disposição para esclarecer suas dúvidas.