Pesquisas recentes confirmaram o impacto da periodontite no risco de doenças neurológicas, especialmente o aumento do risco de acidente vascular cerebral e doença de Alzheimer.
A Sociedade Espanhola de Odontologia e Osseointegração (SEPA) e a Sociedade Espanhola de Neurologia (SEN) divulgaram recentemente um relatório com os dados mais recentes sobre este tema.
O relatório analisa, atualiza e apresenta as evidências científicas mais recentes sobre esse link. Também fornece recomendações práticas que, com base nas evidências , devem ser aplicadas em clínicas odontológicas e centros de neurologia.
Como Yago Leira, DDS, PhD, periodontista e coordenador do grupo de trabalho SEPA-SEN, disse ao Medscape Spanish Edition , “A principal conclusão deste relatório científico é que os pacientes com periodontite têm quase o dobro do risco de desenvolver a doença de Alzheimer e o triplo o risco de acidente vascular cerebral isquêmico .”
Os dados do relatório mostram que os indivíduos com periodontite têm um risco 2,8 vezes maior de acidente vascular cerebral isquêmico. A evidência disponível sobre AVC hemorrágico , no entanto, é conflitante.
Como essa condição dentária afeta o curso da doença cardiovascular?
Estudos observacionais mostraram que aqueles que tiveram um acidente vascular cerebral isquêmico e têm diagnóstico confirmado de periodontite correm maior risco de sofrer um evento vascular recorrente, pior déficit neurológico e depressão do que pacientes sem periodontite.
Inflamação Imunomediada
No que diz respeito à sua ligação com a doença de Alzheimer, meta-análises de estudos epidemiológicos mostram que a periodontite está associada a um risco 1,7 vezes maior desse tipo de demência e que o risco triplica entre os pacientes com formas mais graves de periodontite.
Da mesma forma, estudos sugerem que indivíduos com demência ou comprometimento neurocognitivo correm maior risco de sofrer periodontite. Outros estudos indicam que indivíduos com periodontite apresentam resultados piores em vários testes neuropsicológicos de função cognitiva.
O presente relatório apresenta as evidências de três perspectivas claramente definidas: a associação epidemiológica entre a periodontite e essas doenças neurológicas, os mecanismos biológicos que podem explicar essa ligação e os estudos de intervenção do tratamento odontológico como meio de prevenir o AVC e a doença de Alzheimer.
“Existe uma possível explicação biológica para esses achados epidemiológicos. O relatório conclui que a resposta inflamatória crônica, sistêmica e imunomediada de baixo grau induzida pelas bactérias e suas endotoxinas e os mediadores pró-inflamatórios que circulam pelo sangue contribuem para vários processos biológicos que estão envolvidos em comprometimento neurológico e isquemia cerebral”, disse Leira, que é um dos autores do relatório.
Converse com o seu dentista para obter informações mais precisas e personalizadas sobre o seu caso específico. Gostaríamos de alertar sobre a importância de consultar o seu dentista com regularidade.
Por isso se tiver alguma dúvida, relacionado a esse tema ou qualquer outro na área odontológica, clique aqui e agende uma consulta estamos a disposição para esclarecer suas dúvidas.
A Gasparini Odontologia, estabelecida na Av. Paes de Barros, 2402, no bairro da Mooca, oferece os procedimentos mais eficientes e a melhor tecnologia para pacientes que procuram atendimento de alto padrão.
Fonte – www.medscape.com
Artigos Relacionados:
- Periodontite
- Um sorriso lindo com lente de contato dental
- 4 Odontopediatria
- Fazer um clareamento dental
- Lentes de contato dentais
- Scanner 3shape
- Mitos e verdades
- Covid-19 e Saúde Bucal
- Sensação de boca seca – O que pode ser?
- Obesidade e Doença Bucal – Existe Relação?
- Saúde Bucal e Saúde Mental – Existe Relação?
- Scanner Intraoral – Quais os benefícios para o paciente?
- Como saber se tenho mau hálito?
- Quais tratamentos odontológicos eu posso fazer durante a pandemia?
- Odontologia Digital – Até onde podemos chegar?
- Saúde bucal e estresse – Existe relação?
- Qual a importância do fio dental?
- Por que substituir um dente perdido?
- Qual o material usado em implantes dentários?
- Estresse da quarentena aumenta fraturas de dentes
- Os implantes ficam aparecendo?
- Aerossóis para procedimentos odontológicos e COVID-19
- Dói fazer implante dentário?
- Odontologia digital o que é?
- Dúvidas frequentes sobre clareamento dental
- Higienização bucal
- Como evitar doenças cardíacas cuidando da sua boca
- Clareamento dental
- Rda do seu creme dental
- Invisalign aparelho transparente
- Cirurgia Guiada Implantodontia
- Diabetes e Saúde Bucal
- Saúde Bucal e Imunidade – Existe Relação?
- Cárie Dentária – O que causa e como prevenir?
- Fazer o canal do dente ou extrair? Qual a melhor solução?
- Perguntas frequentes sobre tratamento odontológico
- Posso extrair dente durante a pandemia?
- Quais os cuidados com a higiene bucal em época de COVID-19?
- Quanto custa um implante dentário?
- Creme dental abrasivo é prejudicial aos dentes
- O que leva um dente a quebrar?
- Porque o dentista faz RX?
- Limpeza de primavera para seus dentes
- Ondes são fixados os implantes dentários?
- Implante Dentário – Pode haver rejeição?
- Odontologia Digital – Quais as suas reais vantagens?
- Implantes Dentários – Quanto tempo dura a cirurgia de instalação?