Dentista na Mooca

Horário das 8h as 18h

(Segunda à Sexta)

Exercício Fisíco e Saúde Bucal

Dispositivo Detecção da Doença Periodontal

A doença periodontal é uma das doenças crónicas mais comuns, afetando entre 20-50% das pessoas em todo o mundo. Uma película bacteriana pegajosa chamada placa dentária adere aos dentes em alguns casos ocasionando a perda de dentes. Torna-se mais comum com a idade, e 50% das pessoas de 60 anos terão doença periodontal em pelo menos uma forma leve. 

Em alguns casos pode estar associada a doenças cardíacas, pulmonares , diabetes e artrite reumatóide.
Para pessoas com essas condições, a detecção precoce e o tratamento da doença gengival são uma prioridade; pensando nisso, pesquisadores da Universidade de Birmingham começaram a desenvolver um método que consiste em uma sonda especializada e um detector que fornece uma medição quantitativa de biomarcadores que indicam tanto a presença de doença gengival como a sua gravidade.

O Dr. Grant disse: “A capacidade de detectar e traçar o perfil de biomarcadores de doenças em tempo real permitirá o monitoramento da gravidade da doença e, em particular, a transição entre formas mais leves e mais graves de doença gengival. Isso beneficiará não apenas a saúde bucal, mas também reduzirá custos e atrairá pacientes para os quais o tratamento periodontal pode, a longo prazo, salvar vidas”.

A longo prazo, eles esperam desenvolver uma sonda pequena o suficiente para ser inserida no espaço entre as gengivas e os dentes, permitindo que os dentistas coletem fluido de áreas específicas da boca e identifiquem com precisão o local da infecção.

Gostaríamos de alertar sobre a importância de consultar o seu dentista com regularidade. Por isso se tiver alguma dúvida, relacionado a esse tema ou qualquer outro na área odontológica, clique aqui e agende uma consulta estamos a disposição para esclarecer suas dúvidas.

Fonte: Dentistry Today

Siga-nos nas redes sociais:
Facebook
Instagram
Youtube

Artigos Relacionados: