Sim! A medicina já comprovou os danos causados ao nosso organismo como um todo devido a ansiedade ou estresse não controlado. Ele pode afetar os batimentos cardíacos, elevar a produção de adrenalina, aumentar a glicose circulante no sangue, prejudicar o sistema imunológico, distúrbios no comportamento e prejudicar a saúde bucal.
O estresse elevado pode levar a mudanças nos hábitos alimentares, na maioria das vezes isso provoca a substituição de hábitos saudáveis por hábitos nocivos, troca de uma dieta equilibrada por alimentos mais ricos em açúcar.
Além disso, alterações comportamentais podem levar a negligências relacionadas a higiene oral; é muito comum observar que situações de estresse aumentam a incidência de cáries e doenças gengivais.
Por isso, mesmo diante de períodos estressantes, inclua bons hábitos de dieta e de higiene oral na sua rotina diária e visite regularmente o seu dentista!
A relação da saúde bucal e estresse é observada também no surgimento de aftas em períodos de maior ansiedade. As aftas são lesões na mucosa bucal, porém diferentemente da herpes labial, a afta não ocorre nos lábios, nem é contagiosa.
A maioria das aftas desaparece por conta própria dentro de um período de 7 a 14 dias. Os tratamentos sugeridos são aplicação de laser, enxaguantes bucais e medicamentos tópicos.
Ainda não se sabe exatamente o que provoca o aparecimento das aftas, porém provavelmente o estresse leva a um sistema imunológico debilitado que pode provocar o surgimento das lesões.
Ranger ou apertar os dentes é também um dos sintomas do estresse. De maneira inconsciente os músculos da mandíbula são contraídos o que leva ao hábito de apertar os dentes. Também conhecido como bruxismo, tal hábito é nocivo para a saúde porque pode desgastar o esmalte dos dentes e causar sensibilidade dentária, além de ocasionar dores orofaciais.
Da próxima vez que sentir raiva, frustração, ansiedade ou estresse, reserve um momento para prestar atenção no que está fazendo com os dentes.
Existe uma relação direta entre a saúde bucal e o estresse, por isso procure atuar de maneira preventiva a situações estressantes. E quando estiver enfrentando problemas emocionais, lembre-se de cuidar melhor de si mesmo. Concentre-se em manter-se saudável, o que inclui manter uma boa rotina de higiene bucal.
Outras dúvidas, sobre tratamento odontológico nos contatem para mais informações.
Agende sua consulta via WhatsApp: (11) 97755-6501
Ligue para nós: (11) 2272-5449
Artigos Relacionados:
- Periodontite
- Um sorriso lindo com lente de contato dental
- 4 Odontopediatria
- Fazer um clareamento dental
- Lentes de contato dentais
- Scanner 3shape
- Mitos e verdades
- Covid-19 e Saúde Bucal
- Sensação de boca seca – O que pode ser?
- Obesidade e Doença Bucal – Existe Relação?
- Saúde Bucal e Saúde Mental – Existe Relação?
- Scanner Intraoral – Quais os benefícios para o paciente?
- Como saber se tenho mau hálito?
- Quais tratamentos odontológicos eu posso fazer durante a pandemia?
- Odontologia Digital – Até onde podemos chegar?
- Dúvidas frequentes sobre clareamento dental
- Higienização bucal
- Como evitar doenças cardíacas cuidando da sua boca
- Clareamento dental
- Rda do seu creme dental
- Invisalign aparelho transparente
- Cirurgia Guiada Implantodontia
- Diabetes e Saúde Bucal
- Saúde Bucal e Imunidade – Existe Relação?
- Cárie Dentária – O que causa e como prevenir?
- Fazer o canal do dente ou extrair? Qual a melhor solução?
- Perguntas frequentes sobre tratamento odontológico
- Posso extrair dente durante a pandemia?
- Quais os cuidados com a higiene bucal em época de COVID-19?
- Quanto custa um implante dentário?