Estilo de vida e a saúde bucal

Qual a relação entre o seu estilo de vida e a saúde bucal?

Existe uma relação direta entre saúde bucal e saúde do corpo em geral. Por isso, ao cuidar da saúde do seu corpo isso refletirá diretamente na saúde do seu sorriso e vice-versa.

Escovar os dentes regularmente após as refeições com creme dental fluoretado e visitas periódicas ao dentista podem ajudar a manter os dentes saudáveis.

O estilo de vida como por exemplo a dieta, consumo de álcool e fumo também afetam a saúde bucal.
Com isso em mente segue algumas dicas de estilo de vida para dentes saudáveis.
Uma dieta saudável é sinônimo de dentes saudáveis!!!!!

Uma alimentação equilibrada deve conter água, carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, fibras e sais minerais. Deixar o seu prato bastante colorido e variar nos alimentos durante o dia é fundamental para repor todas as vitaminas que perdemos.

Procure reduzir a ingestão de alimentos e bebidas ricos em açúcares e carboidratos. Isso diminuirá o surgimento de cáries.

Segue uma lista com alguns alimentos e bebidas ricos em açúcar:

– Doces, chocolate, bolos, pães e biscoitos;
– Refrigerantes e bebidas lácteas com adição de açúcar;
– Suco de frutas com adição de açúcar;
– Tortas de frutas e pudins;
– Açúcar refinado adicionado a chá e/ou café;
– Cereais açucarados;
– Frutas secas ou em caldas, marmeladas, mel, xaropes e sorvetes.

Pensando nos fumantes, doenças pulmonares – câncer de pulmão, enfisema, bronquite crônica – geralmente são lembradas quando se pensa nas consequências do tabagismo sobre a saúde.

Porém o consumo de cigarros pode afetar também a saúde bucal, isso porque esse vício pode manchar os dentes de amarelo, causar mau hálito e aumentar o risco de doenças gengivais, além de causar muitos outros problemas de saúde graves dentre eles o câncer bucal; a literatura relata maior incidência desse tipo de doença em pacientes fumantes.

Sobre as bebidas alcoólicas, o consumo excessivo é prejudicial para a saúde de todo o corpo humano, inclusive a saúde bucal.

Infelizmente a maioria das pessoas não leva esses prejuízos em consideração, pois de acordo com o jornal britânico Daily Mail, apenas 16% das pessoas consideram o consumo de álcool prejudicial a saúde.

Devido a sua acidez o álcool agride o esmalte dos dentes, além disso, beber em excesso representa um risco aumentado na incidência do câncer de boca.

Quando o vício de tabagismo e alcoolismo é combinado, o aparecimento do câncer bucal também é potencializado em até 38 vezes mais quando comparado a pacientes que não bebem nem fumam.

Priorize um estilo de vida saudável, inclua bons hábitos de dieta e de higiene oral na sua rotina diária e visite regularmente o seu dentista! Assim você contribuirá para sua saúde geral, além de garantir um sorriso lindo e saudável.

Outras dúvidas, nos contatem para mais informações.