A placa bacteriana conhecida também como BIOFILME DENTAL é composta por milhões de bactérias, sais minerais, enzimas, células de defesa do sangue, células mucosas, proteínas e restos de alimentos.
Ficam fixadas sobre a superfície do dente, as bactérias se multiplicam conforme vão se alimentando dos restos de comidas, o excesso prejudica a nossa saúde bucal, gerando mau hálito, gengivite e formando a famosa e indesejável placa bacteriana.
A falta de higienização oral facilita a inflamação na gengiva, por isso a importância de escovar os dentes após cada refeição e é aconselhável a escovação a cada 6 horas mesmo não ingerindo nada. O uso diário de enxágue bucal com flúor é fundamental, principalmente na higienização bucal noturna.
Durante o sono da noite a produção de saliva diminui prejudicando seu efeito bloqueador e protetor contra as bactérias.
Recomenda-se sempre o uso do fio dental e uma escova de cerdas macias, a orientação de um profissional também é sempre boa para alcançar uma higienização bucal perfeita evitando a formação da placa bacteriana e de outras doenças bucais.
Vale lembrar que a escova deve ser trocada a cada 3 meses no máximo e a visita a um profissional da área a cada seis meses.
A placa bacteriana pode ser removida através de uma boa escovação bucal. Caso nada disso relacionado for feito e praticado, com o tempo a placa bacteriana endurece e se torna tártaro, causando um problema maior para o paciente.
Muitos não sabem, mas 12 horas sem escovar os dentes torna-se uma festança para as bactérias, os ácidos gerados por esses bichinhos indesejáveis desgastam elementos do esmalte do dente.
Com o passar do tempo esse acúmulo e produção de bactérias faz presente um amarelão, o tártaro!
Caso notem manchas ou placas amareladas na base de seus dentes, mesmo caprichando na escovação e usando fio dental elas não conseguem ser removidas, já é tarde demais, o dente já foi comprometido e as bactérias se proliferaram, sinal que já foi formado o TÁRTARO!
Depois do tártaro formado, apenas uma limpeza realizada por um dentista é capaz de eliminá-lo dos dentes.
Com uma raspagem consegue-se atingir lugares de difícil acesso, o tártaro além de prejudicar a saúde bucal, prejudica a estética dos dentes, deixando com aspectos amarelados e nos casos mais graves cores mais escuras, marrom.
Placa Bacteriana – Sobre a prevenção e higienização bucal
Prevenção e higienização bucal serão sempre indispensáveis em nossas vidas desde os nascimentos dos primeiros dentes fazendo parte de nossas rotinas diárias.
Todo cuidado é pouco quando se fala de saúde bucal, fazendo a higienização certa é muito difícil o paciente ter esses tipos de problemas. Vale ressaltar que hábitos alimentares ruins contribuem para esse quadro, alimentação rica em gordura, açúcar, alimentos ácidos são totalmente prejudiciais aos dentes e propícios ao crescimento da placa bacteriana.
Outros alimentos e fatores que contribuem para a formação de tártaro são: consumo de café, chá-preto e cigarro. Alimentação rica em vegetais crus e frutas contribuem para a prevenção do tártaro (maça, alface, rúcula, acelga…).
Os pacientes que usam aparelhos ortodônticos precisam tomar mais cuidados, o risco é muito maior para acumulo de bactérias, restos de comidas que ficam alojados em lugares com cavidades restritas dos dentes.
Não somente para o surgimento de tártaro que pode ser mais recorrente e sim outros problemas bucais, portanto, esses pacientes precisam ter a higienização bucal redobrada.
Quando o tártaro não é removido totalmente, a multiplicação das bactérias continua a se produzir, criando substancias ácidas e tóxicas, causando diversos problemas bucais, algumas delas são:
– Mau hálito;
– Dor de Dente;
– Sangramento;
– Gengivite;
– Doença Periodontalli.
Lembre-se: Priorize sempre a escovação na sua rotina diária e visitas regulares ao dentista! A prevenção irá contribuir para sua saúde oral, além de garantir um sorriso lindo e saudável.
Outras dúvidas, nos contatem para mais informações.
Agende sua consulta via WhatsApp: (11) 97755-6501
Ligue para nós: (11) 2272-5449
Artigos Relacionados:
- Dúvidas frequentes sobre clareamento dental
- Higienização bucal
- Como evitar doenças cardíacas cuidando da sua boca
- Clareamento dental
- Rda do seu creme dental
- Invisalign aparelho transparente
- Cirurgia Guiada Implantodontia
- Diabetes e Saúde Bucal
- Saúde Bucal e Imunidade – Existe Relação?
- Cárie Dentária – O que causa e como prevenir?