Dentista na Mooca

Horário das 8h as 18h

(Segunda à Sexta)

Saúde Bucal e Imunidade

Saúde Bucal e Imunidade – Existe Relação?

Uma boa higiene dental não só afeta a saúde de sua boca, mas também afeta a saúde do seu sistema imunológico e a saúde geral. Nosso organismo está totalmente interligado.

O sistema imunológico, também chamado de sistema imune, é o que garante proteção ao nosso corpo, evitando que substâncias estranhas e patógenos afetem negativamente nossa saúde. É um sistema complexo que envolve uma série de células e órgãos que funcionam em conjunto como uma grande barreira de proteção.

No nosso corpo, a primeira barreira de proteção contra a invasão de germes é constituída da pele e da mucosa (por exemplo, as que revestem internamente o nariz e a boca). Embora a mucosa seja mais frágil quando comparado a pele, ela possui algumas vantagens, uma delas é uma enzima chamada lisozima, que é encontrada nas lágrimas, na saliva e no suor.

Embora o efeito tampão da saliva (processo neutralizador de Ph que a saliva proporciona) seja suficiente para impedir o crescimento de muitos germes, a lisozima destrói as paredes celulares de bactérias nocivas.

Mas afinal, qual a relação entre saúde bucal e a imunidade?

Manter uma boa saúde bucal previne a instalação de doenças. Desta forma, mantendo a saúde bucal em condições favoráveis, evitamos o crescimento de bactérias nocivas na boca que podem circular pelo corpo e evoluir também para uma baixa imunidade.

As inflamações e infecções bucais podem sobrecarregar o sistema imunológico e a longo prazo, podem alterar o seu bom funcionamento, fazendo com que em alguns casos uma reação em cadeia comece a danificar outras células no corpo.

A inflamação crônica e prolongada, além de prejudicar a imunidade, tem sido associada ao desenvolvimento de doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e doença de Alzheimer. O mau hálito por exemplo, na maioria das vezes é uma indicação de que existe um desequilíbrio da microbiota no sistema digestório que se inicia na boca e termina no intestino.

A relação entre saúde bucal e imunidade, podemos dizer que é uma relação bidirecional, ou seja doenças bucais podem levar a alterações no funcionamento do sistema imunológico assim como imunidade baixa leva a manifestações bucais.

Por isso segue algumas sugestões para manter a saúde bucal:

Faça uma avaliação com o seu dentista de 6 em 6 meses.
Procedimentos preventivos como a adequação de meio bucal (limpeza) são indicados para manutenção da saúde bucal.
Priorize sempre a escovação na sua rotina diária! A prevenção irá contribuir para sua saúde, além de garantir um sorriso lindo e saudável e uma boa imunidade.

Outras dúvidas, nos contatem para mais informações.
Agende sua consulta via WhatsApp: (11) 97755-6501
Ligue para nós: (11) 2272-5449

Artigos Relacionados: