O atendimento odontológico em odontopediatria deve inspirar confiança desde o inicio, nas crianças e nos pais. Ambiente agradável aos olhos dos pais e da criança.
O ambiente de atendimento deve ter sempre como base o conforto e a segurança, o que se consegue com o domínio das técnicas odontológicas e com o conhecimento psicológico por parte do profissional.
O odontopediatra pode ser comparado muitas vezes com o professor, pois através do desenvolvimento de técnicas para o atendimento da criança, pode restabelecer bons hábitos no paciente infantil, principalmente quanto ao comportamento.
O desenvolvimento comportamento da criança está altamente relacionado às atitudes dos pais, recebendo além do caráter genético a influencia do meio e aprendizagem contínua desenvolvida pelo contato físico com o meio ambiente.
O profissional que se dedica ao atendimento de crianças deve conhecê-las com a maior profundidade possível. Do nascimento a puberdade, as crianças passam por fases com suas características de comportamento, fantasia e anseios.
O contato físico entre o dentista e o paciente é uma forma importante de criar um vínculo de ligação e transmitir confiança, segurança e autoridade, desde que, como é obvio, o clínico esteja de posse destas qualidades.
Cada paciente deve ser abordado de diferentes formas, dependendo de sua idade, desenvolvimentos físicos, mentais e sociais, levando em consideração também seu potencial de aprendizagem e fatores culturais.
A Anamnese da criança deverá ser feita minuciosa, pois é onde se conseguem as informações sobre a história medicoodontológica, seu comportamento, antecedentes hereditários, e outros.
O condicionamento da criança quanto ao exame físico especifico baseia-se no seu bem estar. Deverão ser avaliados o tipo de comportamento, a ansiedade da criança, a idade, a variação de personalidade e a atitude dos pais em relação ao tratamento. O reforço dos pais deve ser sempre positivo, isto é, amplificando os ganhos que a criança receberá com o tratamento.
Essas medidas durante o atendimento odontopediátrico favorece ao sucesso do tratamento.
✔Referências
– Livro Odontopediatria/ Antônio Carlos Guedes – Pinto.
– Livro Saúde Bucal do Bebê ao Adolescente/ Maria Salete
Outras dúvidas, nos contatem para mais informações.
Agende sua consulta via WhatsApp: (11) 97755-6501
Ligue para nós: (11) 2272-5449
Artigos Relacionados:
- Dúvidas frequentes sobre clareamento dental
- Higienização bucal
- Como evitar doenças cardíacas cuidando da sua boca
- Clareamento dental
- Rda do seu creme dental
- Invisalign aparelho transparente
- Cirurgia Guiada Implantodontia
- Diabetes e Saúde Bucal
- Saúde Bucal e Imunidade – Existe Relação?
- Cárie Dentária – O que causa e como prevenir?