Na infância, quando os dentes amolecem, é sinal de troca da dentição dos dentes de leite para os dentes permanentes. Porém quando isso ocorre na vida adulta, geralmente pode ser devido à diversas doenças bucais, principalmente por doenças na gengiva.
Portanto, está mais que na hora de melhorar a sua higienização bucal e procurar por um especialista para o tratamento correto.
Dentes moles não surgem apenas de doenças bucais. Se o paciente sofre algum acidente e bate a boca, ocorre um trauma oral, dependendo da gravidade compromete as raízes, cada dente possui milhares de ligamentos periodontais, são esses ligamentos que mantém a raiz no seu devido lugar, caso esses ligamentos estiquem é o suficiente para você começar a sentir o dente mole.
Existem outros fatores também que contribuem para o dente ficar mole: um deles é o BRUXISMO, quem sofre disso tem grandes chances ao acordar e sentir um dos seus dentes moles. O bruxismo é um movimento involuntário durante o sono, é incontrolável, a pessoa dorme rangendo os dentes, raspando uns nos outros e nem percebe.
Existe uma plaquinha de silicone para amenizar esse impacto e não prejudicar os dentes, entretanto, somente um especialista poderá te ajudar. Não existe uma idade certa para o bruxismo, acontece desde as crianças pequeninas até as pessoas mais idosas. Como descrito, muitos nem sabem que tem bruxismo, principalmente as crianças menores, especialista recomendam observar qualquer movimento e barulho que eles fazem durante o sono.
Periodontite ou doença periodontal também é uma das causas que fazem o dente ficar mole. Se não for tratada a tempo, as consequências podem se agravar.
A periodontite ocorre quando a placa bacteriana começa a se alojar na linha abaixo da gengiva, ou seja, iniciando um processo inflamatório. Muitas das vezes essa inflamação é indolor.
Importante ficar de olho caso ocorra sangramento na gengiva e procurar logo por um dentista. Em casos mais graves, se o tratamento não for iniciado com urgência, leva-se a perda do dente.
Dentes moles são tratáveis; doenças como a gengivite e a periodontite têm cura, basta seguir as orientações do dentista, fazer algumas alterações nos hábitos de higiene e alimentares e visitar o dentista regularmente.
Quando uns desses processos ocorrem com o paciente o que mais o preocupa é saber se é reversível o quadro depois que o dente amoleceu, e a resposta é sim, algumas vezes é possível reverter o processo e outras recorrer a substituição dos dentes por implantes. Tudo dependerá da saúde oral do paciente.
É aconselhável a visita semestral a um profissional da área, para que essas e outras doenças bucais possam ser evitadas não comprometendo a sua saúde bucal e garantido um sorriso lindo e saudável.
A limpeza feita no consultório é de extrema importância.
Existem alguns meios de fortalecer os dentes, um deles é o consumo de vitamina D e juntamente com o cálcio fortalecem os dentes e a estrutura óssea.
Interessante saber que a vitamina D elimina as bactérias que os danificam. Tomar sol diariamente é outra fonte de vitamina D, sempre tomando os devidos cuidados com horário e muita exposição ao sol.
Há muitos alimentos que se faz presente essa vitamina, alguns deles são:
– Ovos;
– Iogurte;
– Peixes como o salmão, atum e sardinha;
– Leite de soja e outros produtos fortificados com vitamina D;
– Leite de vaca;
– Leite de coco.
Vale sempre lembrar que a prevenção continua e continuará sendo o melhor para a nossa saúde bucal, seguir a risca as orientações e praticá-las desde cedo pelos pais e as crianças desde os nascimentos dos primeiros dentinhos são fundamentais.
As visitas semestrais ao dentista, o uso diário de fio dental, o uso de um enxaguante bucal com flúor principalmente na higienização noturna, a escovação após cada refeição, dentre entre outros cuidados, são essenciais para uma saúde bucal melhor, diminuindo absurdamente grandes problemas na sua boca no futuro.
Outras dúvidas, nos contatem para mais informações.
Agende sua consulta via WhatsApp: (11) 97755-6501
Ligue para nós: (11) 2272-5449
Artigos Relacionados:
- Dúvidas frequentes sobre clareamento dental
- Higienização bucal
- Como evitar doenças cardíacas cuidando da sua boca
- Clareamento dental
- Rda do seu creme dental
- Invisalign aparelho transparente
- Cirurgia Guiada Implantodontia
- Diabetes e Saúde Bucal
- Saúde Bucal e Imunidade – Existe Relação?
- Cárie Dentária – O que causa e como prevenir?