Periodontia

Uma boa saúde bucal não envolve apenas cuidar dos dentes, mas também de outros elementos bucais, como a gengiva, por exemplo. A periodontia é a especialidade que cuida dos tratamentos para corrigir os problemas dessa região.

A gengiva tem como função fixar nossos dentes aos ossos, oferecendo o suporte que precisamos para morder, mastigar e falar. Por isso, precisa de nossa atenção e cuidados assim como cuidamos dos dentes em si.

Doença periodontal

São as doenças que afetam desde a gengiva até os ossos que as sustentam. Tem como causa principal a má higiene bucal, com maior risco em fumantes e diabéticos. Se não tratada, a doença periodontal pode levar à perda dos dentes e ameaçar a saúde em geral.

Gengivite

• É o primeiro estágio da doença periodontal;
  • Inflamação da gengiva;
  • Sintomas: gengiva vermelha, inchada, sensível, com sangramentos ao escovar os dentes ou passar o fio dental, retração gengival (diminuição da porção de gengiva que recobre o dente, expondo a sua raiz), mau hálito;
  • Causa: acúmulo de placa bacteriana, uma fina camada de resto de alimentos e saliva que se forma nos dentes e na gengiva e libera ácidos que irritam a região;
  • Tratamento: realizar uma limpeza para remover a placa bacteriana e o tártaro, orientação de escovação correta e uso do fio dental e quando preciso administração de antibióticos.

Periodontite

• Evolução da gengivite;
  • A inflamação da gengiva atinge as fibras e os ossos, o que pode ocasionar a perda dos dentes;
  • Sintomas: os dentes começam a ficar moles, correndo o risco de queda, e a infecção pode atingir outros tecidos, como os ossos da arcada dentária;
  • Causa: gengivite não tratada;
  • Tratamento: assim como na gengivite, é feita a limpeza em consultório, a orientação do paciente sobre uma boa higiene bucal e antibióticos para sanar a infecção. Em casos mais evoluídos pode ser necessário realizar uma cirurgia para limpar as bolsas profundas da gengiva e remover os dentes comprometidos para controlar a infecção;

Curiosidade:

Uma das complicações mais graves das doenças periodontais é a endocardite, que ocorre quando uma bactéria atinge a corrente sanguínea e pode causar uma infecção nas válvulas do coração.

A Gasparini Odontologia tem os melhores profissionais do mercado para cuidar da sua saúde e a estrutura para cuidar do seu bem estar e fazer você se sentir em casa. Se tiver alguma dúvida sobre periodontia, entre em contato conosco e agende sua consulta.

A Gasparini Odontologia tem os melhores profissionais do mercado para cuidar da sua saúde e a estrutura para cuidar do seu bem estar e fazer você se sentir em casa. Se tiver alguma dúvida sobre ortodontia, clareamento dental e estética, canal e endodontia, coroa, prótese, implante, gengivite, periodontia ou qualquer outra dúvida, entre em contato conosco e agende sua consulta. Ficaremos contentes em lhe atender.

Outras dúvidas, nos contatem para mais informações.