A melhor resposta e esse tipo de pergunta é: depende! Depois que uma cárie é tratada corretamente — geralmente com a remoção do tecido afetado e preenchimento com resina ou outro material — aquela lesão específica não volta. Porém, isso não significa que você está livre delas para sempre.
Sobre esse assunto vale a pena considerar alguns pontos importantes:
Cárie é causada por fatores contínuos, como alimentação rica em açúcar, higiene bucal inadequada, ou até predisposição genética. A área tratada pode sofrer danos novamente se a restauração não for mantida ou se acumular alimentos e biofilme ao redor dela.
Outras faces do dente ou outros dentes ainda podem desenvolver novas cáries se os hábitos não melhorarem.
Dito de maneira resumida: após o tratamento, aquela cárie foi vencida, mas o “jogo da prevenção” continua! Boa escovação, fio dental e visitas regulares ao dentista para checkups periódicos são suas melhores estratégias.
Aliás, quando uma rotina de Checkups Preventivos Odontológicos é estabelecida, se surgir cárie, ela pode ser for detectada bem no início, em uma fase bem precoce — quando ainda está restrita ao esmalte — é possível revertê-la com tratamentos como aplicação de flúor. Mas depois que ela avança para camadas mais profundas do dente, só resta mesmo tratar.
A Gasparini Odontologia, estabelecida na Av. Paes de Barros, 2402, no Parque da Mooca, tem como missão promover saúde bucal em todas as fases da vida e para isso, oferece os procedimentos mais eficientes e a melhor tecnologia para pacientes que procuram atendimento de alto padrão.
Siga-nos nas redes sociais:
Artigos Relacionados:
- Quem usa aparelho vai ter cárie?
- O tratamento de cárie sempre envolve fazer restauração?
- É possível ter cárie sem dor?
- Cáries na terceira idade: Fatores de risco e prevenção
- Qual a importância da saliva na prevenção de cáries?
- O que faz o dente desenvolver com cáries?
- A cárie é uma doença?
- Cárie é inevitável? Um olhar além da escova de dentes!
- A cárie tem cura?