A técnica de reabilitação bucal com implantes dentários, apresentam uma solução segura e eficaz para substituir dentes perdidos. No entanto, para que essa técnica de reabilitação seja bem-sucedida, é preciso que os protocolos de indicação sejam respeitados. Antes de realizar o procedimento, é fundamental passar por uma avaliação criteriosa com um cirurgião-dentista especializado. Abaixo, listamos os principais critérios considerados:
Quantidade e qualidade óssea: É necessário que o paciente tenha uma boa quantidade e qualidade de osso na mandíbula ou maxila. O osso precisa ser denso e espesso o suficiente para a instalação de implante. Em casos de perda óssea, pode ser indicado um enxerto ósseo antes da cirurgia de instalação de implante.
Ambiente bucal saudável: Gengivite, periodontite ou infecções ativas devem ser tratadas antes da colocação do implante. Ambiente bucal doente, pode comprometer a cicatrização e a integração do implante ao osso.
Estado de saúde geral: Pacientes com doenças como diabetes, hipertensão ou osteoporose podem receber implantes, desde que a condição esteja controlada. Isso vale para pessoas que passaram por tratamentos como quimioterapia ou radioterapia na região da cabeça e pescoço. Além disso, o tabagismo compromete a cicatrização e aumenta o risco de falha do implante. Muitos profissionais recomendam que o paciente pare de fumar antes e após o procedimento.
O sucesso do implante depende também dos cuidados do paciente. Escovação adequada, uso de fio dental e visitas regulares ao dentista são essenciais para a longevidade do implante.
Embora não exista uma idade máxima, é importante que o crescimento ósseo já tenha sido concluído — o que geralmente ocorre após os 18 anos. Em idosos, o critério principal é a saúde geral e a condição óssea.
A Gasparini Odontologia, estabelecida na Av. Paes de Barros, 2402, no Parque da Mooca, tem como missão promover saúde bucal em todas as fases da vida e para isso, oferece os procedimentos mais eficientes e a melhor tecnologia para pacientes que procuram atendimento de alto padrão.
Siga-nos nas redes sociais:
Artigos Relacionados:
- Antibiótico causa cáries?
- Utilizar enxaguante bucal regularmente previne cárie?
- Depois de tratada, a cárie não volta?
- Quem usa aparelho vai ter cárie?
- O tratamento de cárie sempre envolve fazer restauração?
- É possível ter cárie sem dor?
- Cáries na terceira idade: Fatores de risco e prevenção
- Qual a importância da saliva na prevenção de cáries?
- O que faz o dente desenvolver com cáries?
- A cárie é uma doença?
- Cárie é inevitável? Um olhar além da escova de dentes!
- A cárie tem cura?
- Por que escovar os dentes previne cárie?

