A odontologia do esporte no Brasil tem uma trajetória marcada por avanços lentos, porém significativos. Abaixo um breve resumo:
Origem da odontologia esportiva no Brasil:
A preocupação com a saúde bucal dos atletas brasileiros começou a ganhar atenção por volta da Copa do Mundo de 1958, quando o médico Dr. Mário Trigo integrou a comissão técnica da seleção brasileira e destacou a importância da saúde oral para o desempenho esportivo.
Apesar disso, por muitos anos, o acompanhamento odontológico não se tornou uma prática na maioria dos clubes e seleções, ficando restrito a cuidados médicos convencionais.
A partir dos anos 2000, com o crescimento da medicina esportiva e maior valorização da performance atlética, a odontologia começou a ser integrada em equipes multidisciplinares.
Pesquisas científicas e estudos clínicos passaram a mostrar que problemas bucais — como infecções, má oclusão ou bruxismo — podem afetar diretamente o rendimento físico dos atletas.
O Conselho Federal de Odontologia (CFO) reconheceu a Odontologia do Esporte como especialidade odontológica em 2015, por meio da Resolução CFO 160. De acordo com Juliano do Vale, presidente do CFO, a Odontologia do Esporte “trabalha com as particularidades e especificidades dos atletas com a intenção de promover, além de saúde bucal adequada a essa população, uma melhora no seu rendimento físico. Além disso, trata-se de uma especialidade com muito mercado a ser explorado.
Hoje, dentistas especializados atuam em clubes, centros de treinamento e até em comitês olímpicos, oferecendo desde prevenção de traumas até reabilitação funcional. O uso de protetores bucais personalizados, por exemplo, é uma das práticas mais difundidas para evitar lesões em esportes de contato.
A Gasparini Odontologia, estabelecida na Av. Paes de Barros, 2402, no Parque da Mooca, tem como missão promover saúde bucal em todas as fases da vida e para isso, oferece os procedimentos mais eficientes e a melhor tecnologia para pacientes que procuram atendimento de alto padrão.
Siga-nos nas redes sociais:
Artigos Relacionados:
- Antibiótico causa cáries?
- Utilizar enxaguante bucal regularmente previne cárie?
- Depois de tratada, a cárie não volta?
- Quem usa aparelho vai ter cárie?
- O tratamento de cárie sempre envolve fazer restauração?
- É possível ter cárie sem dor?
- Cáries na terceira idade: Fatores de risco e prevenção
- Qual a importância da saliva na prevenção de cáries?
- O que faz o dente desenvolver com cáries?
- A cárie é uma doença?
- Cárie é inevitável? Um olhar além da escova de dentes!
- A cárie tem cura?
- Por que escovar os dentes previne cárie?

