Endodontia

Também conhecida como tratamento de canal, esse processo é necessário em casos de inflamações causadas por cáries profundas, trauma e infiltração de bactérias. A Gasparini Odontologia segue normas específicas de limpeza e segurança, garantindo tranquilidade e soluções eficazes no tratamento de canais.

O que é Endodontia?

Endodontia Tratamento de Canal Mooca

Endodontia: Endo significa dentro, interno; Dontia significa dente.

O Endodontista é o responsável pela especialização em Canal.

Também conhecido como Tratamento de Canal, esse processo é necessário em casos de inflamações causadas por cáries profundas, trauma e infiltração de bactérias. A Gasparini Odontologia segue normas específicas de limpeza e segurança, garantindo tranquilidade e soluções eficazes nos tratamentos de canais.

O que é feito?

No tratamento de Canal remove-se a parte danificada e contaminada do dente (chamada de polpa do dente), além dos processos de limpeza, desinfecção, restauração e selagem. Após verificação do Raio X e estudo do caso, há aplicação de anestesia para a retirada da polpa que está danificada e a aplicação de outros materiais pertinentes.

Quais são as causas?

É muito importante para o paciente estar bem ciente dos motivos que o levam a realizar um Canal. Assim, ele pode evitar e dessa forma prevenir ou adiar sua necessidade de um canal.
Como causas podemos citar fraturas, má higienização, cáries muito profundas, traumas e tratamentos que se repetem com frequência. O paciente pode ou não sentir dor, por isso, o correto é ter consultas regulares com o Cirurgião Dentista e ainda mais quando ocorrem algumas dessas situações. Quanto mais rápido o diagnóstico e tratamento, maior as chances de evitar a necessidade de remover o dente.

Como prevenir?

O bom cuidado bucal é a forma de prevenir, não apenas esse, mas muitos problemas com os dentes. As consultas periódicas ao dentista ajudam a detectar falhas ou outros problemas que podem ser sanados antes mesmo de se agravarem.

Cuidados após o tratamento

Para cuidar do dente após o Canal, os cuidados são semelhantes ao de prevenção: higienização correta da boca, escovando os dentes aproximadamente 3 vezes ao dia. As consultas de acompanhamento ao Cirurgião Dentista também são importantes.

Vou sentir muita dor?

Atualmente, com os recursos anestésicos, a dor é minimizada, então os pacientes podem ficar mais tranquilos neste quesito, pois muitos têm medo. Na realidade, o que causava a dor no dente é justamente o que o tratamento pretende eliminar.

Outras dúvidas, nos contatem para mais informações.

Fonte: saude.abril.com.br;
www.sorrisologia.com.br